Bairros como Jardim Conduta, Santa Elisa, Vila Paulista, Centro e Cidade Jardim são locais da cidade onde moradores encontraram escorpiões. Segundo banco de dados, o Centro de Controle de Zoonoses, de janeiro até o momento, está com 30 solicitações relatando a presença do animal. No ano passado foram 100 chamados.
A bióloga Milene Weissmann do Centro de Controle de Zoonoses explica como funciona o trabalho do setor. “Quando acionados, técnicos vão ao local e verificam o que pode estar provocando o surgimento dos animais e passam orientações necessárias ao morador”, diz.
Ela alerta que os escorpiões podem utilizar vários caminhos para chegar até o interior do imóvel. Ralos por onde é escoada a água para a rede de esgoto, fiação (eles podem vir por canaletas e conduítes e entrar na casa caso não haja o chamado espelho nas tomadas) e também vãos de portas e janelas. Os escorpiões são atraídos pelas baratas que são suas presas. Por isso não é bom ter lixo dentro de casa e nem acumulá-lo na calçada muito antes de ser recolhido pela coleta.
O lixo deve ser mantido muito bem fechado. Lembrando que os escorpiões comem baratas vivas que normalmente entram através da rede de esgoto.
Para prevenção é indicado ainda fechar todos os ralos da casa e colocar do lado de fora da porta, na soleira, uma toalha molhada para impedir que os escorpiões entrem. “Como gostam de umidade os escorpiões normalmente ficam na toalha e não entram na casa”, orienta a bióloga. Em caso de pessoas que moram próximos de áreas com área verde ou mato a Zoonoses explica que é preciso verificar se não há por perto, entulhos de construção ou madeiras acumuladas próximo a residência. Se houver casas em reforma por perto ou demolidas, podem estar servindo de esconderijo para esses animais.
O lixo é outro fator de risco para o surgimento. “O mato não seria por si um local de proliferação, mas se houver sujeira (restos de alimentos, tijolos) que normalmente não são vistos devido ao mato alto, pode servir de alimento ou abrigo para o escorpião”, alerta a especialista.
A orientação nesse caso, o morador deve solicitar, via Ouvidoria, uma limpeza no terreno por parte da prefeitura.Outra recomendação é para que as pessoas tomem cuidado ao calçarem os sapatos. “No inverno as pessoas usam muito calçados fechados. A recomendação é chacoalhar bem os sapatos, roupas e toalhas de banho antes de usá-los, principalmente os tênis das crianças”, observa Milene Weissmann.
No dia 10 de julho uma menina de apenas quatro anos morreu depois de ser picada por um escorpião no quintal de casa na cidade de Cabrália Paulista (SP). A criança foi socorrida rapidamente pela mãe e levada à cidade vizinha onde não teria o soro antiescorpiônio, em seguida foi encaminhada para Hospital de Bauru, mas sem tempo de salvar a vítima.
Os principais sintomas causados pela picada dos escorpiões são: dor e amortecimento leve no local da picada, dor intensa, vômitos, suor, agitação, taquicardia, hipertensão arterial. Já nos casos mais graves a pessoa pode ter vômitos intensos, pulso lento, falta de ar intensa e choque, podendo levar à morte. A gravidade depende da quantidade de veneno.