O urso-de-óculos Juco está de casa nova no Zoológico Municipal de Piracicaba. Essa semana ele foi realocado para seu novo recinto, preparado para a espécie, segundo as exigências do Defau (Departamento de Fauna), órgão do governo do Estado de São Paulo, e que segue o novo conceito do Zoo: é temático, com o objetivo de reforçar a educação ambiental, além de dar mais conforto ao animal.
De acordo com Thiago Vilalta, Juco foi transferido do Zoo de Sorocaba, no segundo semestre de 2018, e faz parte de um plano de manejo para proteger e evitar a extinção da espécie, que vive nas florestas de países como Chile e Bolívia, na América do Sul.
Juco será vizinho de frente dos macacos-aranha, que vivem em uma ilha no Zoo. O seu recinto passou por reforma completa, aprovada após várias vistorias do Defau. Lá, ele vai ter à sua disposição um grande ipê e um tronco, para escaladas, além de uma grande área com grama e terra e outras plataformas para escalar e descansar e um espaço coberto e isolado do público. Para se refrescar, Juco terá uma piscina em casa.
Vilalta conta ainda que o recinto conta com uma área de maternidade. “Um dos objetivos dos zoológicos é a preservação de espécies que estão em extinção na natureza. Juco poderá receber uma fêmea e esse espaço foi preparado para abrigar os bebês de Juco e sua companheira”, explica Thiago.
SERVIÇO
O Zoológico Municipal de Piracicaba possui cerca de 340 animais, entre aves, répteis e mamíferos. Fica na avenida Marechal Castelo Branco, 426, Jardim Primavera. Funciona de terça a domingo, das 9 às 16 horas. Entrada gratuita. Telefone: (19) 3421-3425.
Foto: Divulgação Prefeitura Piracicaba