Em grande fase, o centroavante Yuri Alberto, do Corinthians, recebeu das mãos do presidente da CBF, Edinaldo Rodrigue, na tarde de ontem (12), o Prêmio Roberto Dinamite, como um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro Série A, com 15 gols.
O atacante Alerrandro, do Vitória-BA, que atingiu a mesma marca também conquistou o prêmio, porém, só receberá a homenagem, quando voltar de férias no próximo ano. Ambos os artilheiros do Brasileirão 2024 receberão além do troféu, a quantia de R$175 mil, cada.
Dinamite, o maior artilheiro do Brasileirão
Ex-atacante do Vasco da Gama, Barcelona-ESP, Portuguesa de Desportos e Campo Grande, Roberto Dinamite é o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro, em todos os tempos, com 190 gols. Disputou com destaque a Copa do Mundo de 1978 pelo Brasil, com três gols marcado em 5 jogos. E poderia ter sido titular na Copa de 82, mas, o técnico Telê Santana preferiu o também artilheiro Serginho Chulapa, do São Paulo. Natural de Duque de Caxias-RJ, Roberto Dinamite faleceu, vítima de câncer, aos 69 anos, em janeiro de 2023. Foi também presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama, no período de 2008 a 2011 e exerceu mandatos como vereador e deputado estadual pelo Rio de Janeiro.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Marcello Zambrana/AGIF