Entre as ruas 25 e 26 NW, à altura da NW 2nd Avenue, está o pedaço atualmente mais fotogênico de Miami: o Wynwood Arts District.
Mas, antes de saber mais sobre o local, imagine a seguinte possibilidade: um bairro decadente e abandonado pelo poder público passa por uma transformação cultural e, pouco tempo depois, se torna uma das áreas mais promissoras e visitadas da cidade. Foi isso o que aconteceu com o distrito de Wynwood graças ao trabalho de um visionário.
Tony Goldman, pioneiro do ramo imobiliário, responsável também pelo desenvolvimento de Miami Beach e do SoHo, em New York, decidiu, em 2009, iniciar um projeto de transformação de Wynwood a partir de uma simples ideia: “aproveitar as paredes sem janelas dos depósitos e galpões industriais do bairro como telas gigantes”.
E parece que Goldman (falecido em 2012) conseguiu ir além na sua missão. Hoje, o Wynwood Art District é considerado uma das maiores instalações de arte de rua do mundo. São dezenas de obras espalhadas pelo bairro assinadas por mais de 50 artistas de 16 países. Os brasileiros Kobra e Os Gêmeos já deixaram suas marcas no bairro!
O desenvolvimento da região, antes conhecida como Little San Juan, fez também com que galerias de arte, antiquários, lojas e restaurantes descolados se instalassem por lá. Em 2015, o Wynwood Art District foi nomeado como um dos quatro melhores bairros dos Estados Unidos pela American Planning Association (APA).
A Associação reconhece ruas, espaços públicos e bairros que demonstram um planejamento excepcional com o intuito enriquecer a comunidade, facilitar o crescimento da economia local e inspirar iniciativas semelhantes ao redor do país. Os grafites, galerias e restaurantes ficam espalhados por todo o bairro, localizado na região de Midtown.
Mas o principal ponto de referência é o parque de Wynwood Walls, um pequeno espaço fechado e gratuito onde fica grande parte dos principais murais. Localizado na 2520 NW 2nd Ave, é aberto das 10h30 às 23h30. Como o espaço é bonito e colorido, o passeio pode ser feito por toda a família. E se você estiver na cidade no segundo sábado do mês, pode conferir no local o Wynwood Art Walk, festival que reúne música, exposições, performances e food trucks a partir das 18 horas.
Por E. Cortez