Em 13 de julho, a Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, completa 30 anos da inauguração de sua unidade em Rio Claro. De 1990 até hoje, a companhia tem demonstrado zelo com os moradores da cidade e, para agradecer o acolhimento, organizou ações para celebrar a data.
A atuação teve início com a Brasmotor, que criou a Brastemp, dedicada à fabricação de geladeiras. Com o crescimento da marca, em 1989, foram comemorados 15 milhões de produtos fabricados e a decisão de construir uma nova fábrica em Rio Claro. Inicialmente focada na produção da lavadora Mondial, a empresa buscava atender às necessidades e anseios dos consumidores por produtos mais compactos, sem perda de capacidade e desempenho.
Com a compra da Brasmotor pela Whirlpool e ao longo de sua trajetória na cidade, a companhia aumentou suas instalações e capacidade produtiva, além de levar novas tecnologias para outros países. Mas, ainda mais importante, hoje a empresa conta com 10 vezes mais colaboradores do que quando começou, se tornando a maior empregadora privada do município.
O legado de responsabilidade social também marca essas três décadas. Inaugurado em 2002, o Consulado da Mulher, projeto social da marca Consul, investe no empreendedorismo feminino por meio da capacitação de mulheres e, nos últimos 18 anos, já beneficiou mais de 35 mil pessoas, sendo 12 mil apenas na região de Rio Claro.
Olhando para seus colaboradores e familiares, a empresa investiu em importantes ações voltadas também para as mulheres: a formação do grupo de gestantes em 2009 e o berçário que existe desde 2012, sendo reinaugurado com melhorias em 2019, juntamente com o lançamento de uma sala de lactação.
Para garantir a saúde e bem-estar dos funcionários, a Whirlpool proporciona dois dias de home office para cargos administrativos e um amplo programa de ergonomia que envolve pausas, rodízios de postos de trabalho e ginástica laboral, além de oferecer e incentivar atividades para manter o estilo de vida saudável. Em 2011, a empresa foi campeã pela primeira vez dos Jogos do SESI, e a atividade já soma oito conquistas para o time. No ano seguinte, realizou a primeira edição do Corro por Elas, corrida que arrecada renda para o Consulado da Mulher.
Em prol do meio ambiente, desde em 2015, a unidade, que reúne quase 15.000 m² de vegetação nativa preservada, zerou o envio de resíduos industriais e não-industriais para aterros. Conseguiu também reduzir 5 milhões de litros de água usados por ano pelas torres de resfriamento, após criação de estação de armazenamento de águas residuais.
Buscando a excelência operacional, em 2017, a planta adotou a metodologia World Class Manufacturing, conhecida como WCM, alcançando a mais elevada pontuação entre as operações da Whirlpool no mundo. Na fábrica de Rio Claro, a implementação do WCM trouxe competitividade, desenvolvimento de pessoas e de tecnologias, além de aumento da qualidade do trabalho e um crescimento de produtividade de 18% ao ano. Os bons resultados levaram à importante conquista da primeira certificação da metodologia, classificada como Bronze, em 2019.
Em 2020, com a pandemia da Covid-19, a companhia, ciente de seu papel social, teve uma atuação intensa que somou quase R$ 890 mil em iniciativas para a cidade, incluindo aporte via Lei do Idoso (2019), doações e investimento em projetos. Entre as ações foram doadas mais de 1.200 máscaras de EPI médico, denominadas face shields, parte delas produzida na unidade, e 80 mil máscaras cirúrgicas.
Já em tom de aniversário de 30 anos, a Whirlpool preparou ações na cidade, como a Live Solidária da Orquestra Filarmônica, que aconteceu no último dia 24 de junho e arrecadou R$ 27 mil via Consulado da Mulher, valor destinado às entidades GACC, Lar Bethel, Rede de Combate ao Câncer e APAE, por meio de cestas básicas e de higiene. Em outras duas frentes, instituições também receberam doações: toalhas e produtos (geladeira, micro-ondas, lavadora e secadora) para o Instituto Viver & Conviver, responsável pelo cuidado com moradores de rua da cidade, e toalhas para o Asilo São Vicente.
Além disso, com o objetivo de fomentar a renda das assessoradas pelo Consulado da Mulher e homenagear os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19, estão sendo entregues mais de 3.500 doces preparados pelas empreendedoras. Ainda, buscando levar um pouco mais de alegria para esses profissionais, em parceria com a Orquestra Filarmônica, a Whirlpool organizou uma apresentação para os funcionários da Santa Casa, que acontecerá no dia 13 de julho, data de aniversário dos 30 anos de presença da companhia em Rio Claro.
Fotos: Divulgação