O WhatsApp alterou as regras para compartilhamento de conteúdo, que desde segunda-feira (21) limita o número de destinatários para apenas cinco grupos ou pessoas por envio.
Antes, o usuário poderia encaminhar para até 20 pessoas ou grupos por vez.
A restrição para os encaminhamentos de mensagem vai valer para todos os 1,5 bilhão de usuários do aplicativo no mundo. Mas, para isso, será preciso baixar uma atualização, conforme informou a empresa.
MAIS DE CINCO
Cinco é o número máximo de compartilhamentos por envio, mas não existe um limite do número de vezes que uma mensagem pode ser compartilhada.
GRUPO
Cada grupo equivale a um destinatário. Assim, será possível encaminhar uma mensagem para até cinco grupos de uma vez.
Como cada grupo do WhatsApp pode ter até 256 membros, o número máximo de pessoas com que se pode compartilhar uma mensagem de uma vez passa a ser 1.280.
Na regra anterior, o número máximo de pessoas que poderia receber uma mensagem era de 5.120, o equivalente a 20 grupos cheios.
LISTAS DE TRANSMISSÃO
As listas de transmissão não serão alteradas, podendo ter 256 contatos. Essa é uma ferramenta que o WhatsApp disponibiliza para que usuários possam escrever e enviar uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo.
Somente indivíduos podem ser incluídos em listas de transmissão, ou seja, essa ferramenta não pode ser utilizada para enviar mensagens a grupos. Para enviar uma mensagem a um contato em uma lista é necessário que quem receba a mensagem tenha quem está enviando em sua lista de contatos, ou não receberá a mensagem.
ATUALIZAÇÕES
Segundo a empresa, as atualizações estarão disponíveis primeiro para os dispositivos Android. Depois, a atualização estará disponível para o sistema iOS, da Apple.
MUDANÇAS
A mudança vale para mensagens, áudio e vídeo. O limite vale para o encaminhamento de mensagens recebidas e também para aquelas criadas pelo próprio usuário.
No WhatsApp só é possível escrever mensagens para um destinatário por vez, grupo ou contato. Para enviar uma mesma mensagem que você escreveu é preciso encaminhá-la (ou usar uma lista de transmissão).
MOTIVO
A empresa informou que a medida foi implantada no ano passado, na Índia. O país, que segundo a companhia é campeão no encaminhamento de mensagens, fotos e vídeos pelo WhatsApp, já registrou até mortes por linchamentos após a disseminação de acusações falsas por meio de mensagens.
Depois de dicussões sobre as chamadas fake news, ameaças de processos contra a empresa, a medida foi tomada para solucionar o problema.