A equipe Jota venceu a edição 2024 das 6 Horas de Spa-Francorchamps, terceira etapa da temporada do WEC (Campeonato Mundial de Endurance). Foi a primeira vitória do time na categoria hypercar. O carro número 12 da Jota contou apenas com os britânicos Callum Illot (que cruzou a linha de chegada) e Will Stevens, já que o francês Norman Nato disputou o E-Prix de Berlim com a Fórmula E no final de semana.
O segundo lugar na classificação geral ficou com o Porsche Penske número 6 do trio Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor. A terceira posição foi para a Ferrari número 50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen.
Na LMGT3, Nicolas Costa foi o melhor representante do Brasil nas 6 Horas de Spa, com a McLaren 720S #59 da United Autosports, que divide com os companheiros James Cottingham e Gregóire Saucy. Nicolas chegou a liderar a corrida durante o seu stint e, com a ajuda dos seus companheiros, terminou na P5 (que se tornou P4 após uma penalidade sobre o #85 da Iron Dames), sendo o melhor resultado da United Autosports neste ano.
A disputa deste final de semana foi dolorosa para a dona da casa, WRT. Depois de perder o M4 #46 de Valentino Rossi, Ahmad Al Harthy e Maxime Martin, pelo contato com o Porsche 963 #38 da JOTA, a equipe viu o seu outro M4, o #31 do brasileiro Augusto Farfus, Seal Gelael e Darren Leung, ser tirado da prova pelo Cadillac V-Series.R.
A próxima etapa do WEC será as 24 Horas de Le Mans, nos dias 15 e 16 de junho.
Por E. Cortez / Foto: Photo Julien Delfosse / DPPI