O sábado (1°) abriu uma nova era no Mundial de Endurance. A era dos hipercarros teve seu pontapé inicial com as 6 Horas de Spa-Francorchamps, que terminaram com vitória do Toyota #8, pilotado por Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley.
A Alpine, do brasileiro André Negrão juntamente com Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière, terminou a prova com a segunda colocação. O time se posicionou na liderança na segunda hora, com Lapierre ao volante, e lá permaneceu até a hora final, mas uma parada a mais nos boxes colocou a Toyota na frente de forma definitiva.
Na LMP2, a United Autosport confirmou o favoritismo construído nos treinos e venceu com Phil Hanson, Fabio Scherer e Filipe Albuquerque. A JOTA completou o pódio com seus dois protótipos. Tom Blomqvist, Sean Gelael e Stoffel Vandoorne foram os segundos, seguidos por Anthony Davidson, António Félix da Costa e Roberto González.
A Porsche saiu com a vitória na categoria LMGTE-Pro, com Kevin Estre e Neel Jani conduzindo o modelo 911 RSR-19 ao primeiro lugar. A AF Corse completou o pódio com Alessandro Pier Guidi e James Calado na segunda posição, e Miguel Molina e Daniel Serra, único brasileiro desta classe, terminando em terceiro. Ambos conduziram Ferraris 488 GTE Evo.
Nicklas Nielsen, Alessio Rovera e François Perrodo foram os vencedores na LMGTE-AM, com uma Ferrari 488 GTE Evo. A TF Sport, com um Aston Martin Vantage AMR, ficou em segundo com Felipe Fraga, Ben Keating e Dylan Pereira. Roberto Lacorte, Giorgio Sernagiotto e Antonio Fuoco foram os terceiros com outra Ferrari, esta preparada pela Cetilar Racing. Augusto Farfus, Marcos Gomes e Paul Dalla Lana, da Aston Martin Racing, foram os sextos.
A próxima etapa do Mundial de Endurance está marcada para o dia 13 de junho, com a realização das 8 Horas de Portimão, corrida que acontecerá no circuito localizado em Portugal.
Por E. Cortez / Foto: Instagram