Augusto Farfus é um dos pilotos brasileiros na temporada completa do Mundial de Endurance em 2024. Na última segunda-feira (25), o piloto da BMW na classe LMGT3 esteve presente no lançamento oficial das 6 Horas de São Paulo, prova que retorna ao calendário do WEC após uma década e que ser disputada dia 14 de julho.
Com 40 anos, Farfus é veterano dentro das pistas, especialmente em provas de endurance. No vasto currículo, possui vitórias em provas tradicionais do esporte a motor, como as 24 Horas de Daytona e as 24 Horas de Nürburgring.
Na atual temporada, corre ao lado de pilotos menos experientes, como Sean Gelael e Darren Leung, mas não vê a questão como um problema.
“Antigamente, era o mais novo, mas agora sou o veterano da equipe. Sinal de que os anos passaram rápido, mas continuo competitivo, a ponto de ser escolhido pela BMW para representar a marca no LMGT3, uma oportunidade única”, destacou em entrevista ao site Grande Prêmio.
“O Sean, que é o piloto prata na classificação da FIA, é experiente e já andou de Fórmula 2. É extremamente completo e rápido, já fez muitas corridas do WEC. O Darren é o piloto bronze, mas é um cara muito dedicado. Tem pouca experiência, mas trabalha duro. O carro é competitivo e a equipe é boa”, analisou Farfus.
“O trabalho que faço com o Darren é quase como um coach. Depois dos treinos, a gente senta, vê telemetria, vê como melhorar. O Sean já é muito mais completo. O truque no WEC é melhorar o piloto bronze, pois é quem faz mais diferença. Então o equilíbrio do carro é feito mais para o bronze se sentir confortável. Nós três temos a mesma leitura de carro, o que facilita”.
“Em Interlagos a densidade é alta. Basicamente você terá um carro a cada 100 metros e o resultado é que sempre estará no meio do tráfego. E a leitura da prova, de onde e como deixar passar, vai fazer uma diferença enorme”, finalizou.
O Mundial de Endurance (WEC) retorna entre os dias 19 e 21 de abril, com as 6 Horas de Ímola, na Itália.
Por E. Cortez / Foto: BMW Media