Vice-campeão mundial da Hypercar em 2022, André Negrão participou também da apresentação do novo carro que a sua equipe, a francesa Alpine, irá utilizar na temporada 2024 do Mundial de Endurance (WEC).
Esse será o retorno da equipe à classe principal do torneio, a Hypercar. Devido à sua experiência e capacidade técnica, Negrão deve participar dos treinos preparatórios do novo carro.
O novo carro é o A424_β (A424 Beta), baseado no regulamento LMDh – conjunto de regras pelo qual Porsche e Cadillac competem no WEC pela Hypercar atualmente. Sob este regulamento – o mesmo do IMSA nos Estados Unidos – é possível utilizar como base para o carro da categoria principal um protótipo de LMP2, que no caso da Alpine em 2024 será o chassi da francesa Oreca.
O carro será movido por um motor Mecachrome V6 turbo de 3.4 litros e sistema híbrido padrão no eixo traseiro (obrigatório em todos os carros LMDh, que não podem ter tração na dianteira) da Bosch. Este MGU-K fornece 50kW ao conjunto motriz.
O nome do modelo do carro segue o sistema tradicional de dígitos da Alpine, com o ‘A’ e o ‘4′, e ainda o ’24’, significando o ano em que o protótipo correrá. O carro carrega a esperança da Renault-Alpine de voltar a vencer as 24 Horas de Le Mans pela primeira vez desde 1978.
O retorno da equipe à Hypercar será administrado pela Signatech, parceira de longa data da equipe, que também operou a Alpine na classe principal com o A480 LMP1 em 2021 e 2022.
“Gostei muito do design do novo carro”, disse Negrão. “A equipe tem convicção de que pode ser competitiva com este novo pacote em uma categoria que não para de crescer como a Hypercar. Cada vez mais temos montadoras diferentes e cada vez mais grandes pilotos estão olhando para o WEC.”
Por E. Cortez / Foto: Julien Delfosse DPPI