Há mais de 20 anos no PSDB, Vagner Baungartner ocupa pela primeira vez uma cadeira no Legislativo. Com vasta experiência na iniciativa privada, Vagner procura trazer para a Câmara seu conhecimento enquanto administrador, olhando para as necessidades e responsabilidades da Casa. “O papel enquanto vereador é diferente da iniciativa privada, na empresa nós agimos, mas enquanto vereador nosso papel é cobrar e fiscalizar, enquanto cabe ao Executivo executar. É um processo mais moroso”, comentou.
Em entrevista ao Diário do Rio Claro, o parlamentar reforçou que nos primeiros seis meses, o seu foco foi a vacinação contra a Covid-19, por entender que essa seria a melhor forma de promover o bem estar no município, seja no âmbito da saúde, como financeiro. “Protocolei requerimentos e projetos focando a vacinação, com o intuito de agilizar o processo, para que chegasse o mais rápido possível a toda a população, pois quanto mais rápido chegar a todos, temos mais saúde e poderemos voltar ao normal, com a abertura total do comércio”, apontou.
Dentre as requisições do vereador estava a vacinação até mais tarde, e também aos sábados, além da vacinação até a acabarem as doses do dia. Além disso, compreendendo a necessidade dos trabalhadores da saúde, Vagner forneceu alimentação aos profissionais voluntários da Faculdade Anhanguera.
Autor da Moção de Aplausos aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, já entregue à referida instituição de ensino, pelos esforços de diretores, alunos e funcionários no trabalho de vacinação contra o coronavírus, Vagner avalia que estes profissionais precisam de reconhecimento. “Se cada um ajudar um pouco o trabalho, principalmente nos finais de semana será mantido sem interrupção.”
De acordo com o vereador, com a vacinação avançando no município, seu foco neste próximo semestre será a volta às aulas. “As crianças precisam logo voltar para à escola e precisamos reforçar isso, pegar no pé para que as aulas presenciais retornem o quanto antes”, disse.
CIDADE INTELIGENTE
Preocupado com a educação, Vagner contou ainda que vem tratando sobre a viabilização da Cidade Inteligente no município, que oferece uma série de oportunidades e também de economia para o município. “Se a prefeitura e a Câmara adotassem uma ideia do tipo ‘Câmara sem papel’, a economia seria de aproximadamente 50 mil reais por mês, economizando tonner, papel, impressora.”
Outra benesse da proposta de Cidade Inteligente é a troca de lâmpadas por LED nas ruas do município, o que traria economia e benefícios para o meio ambiente. “A conta de energia tende a ficar 70% menor, com a economia é possível pagar o financiamento das lâmpadas.”
A proposta trata também sobre a colocação de câmeras de segurança. “Hoje temos as escolas com problemas de segurança e fica muito caro colocar vigias em todas elas, as câmeras são uma forma de economizar e proporcionar segurança aos locais. As câmeras que temos hoje são muito antigas e de pouco alcance. As mais modernas, da Cidade Inteligente, proporcionam alcance maior, melhorando a vigilância das escolas com o objetivo de diminuir o número de furtos, assaltos, roubo de fios.”
CÂMARA
Sobre a composição da Câmara, Vagner aponta que a atual Legislatura vem sendo parceira do Executivo. “Apesar de eu não fazer parte da chapa que elegeu o prefeito Gustavo, quero deixar claro que vou votar sempre a favor da cidade, mesmo que meu partido seja contra, vou avaliar o que é bom para cidade. Não vou votar contra só por ser da oposição, vou sempre votar a favor do que acho certo”, ressaltou.
EMENDAS
Com o apoio de deputados estaduais e federais, o vereador apontou a destinação de emendas, dentre elas, R$800 mil para o recapeamento de vias e mais R$ 1 milhão para obras de infraestrutura, que deverá ser destinado para obras de revitalização da área do pontilhão no bairro Cervezão.
Por Vivian Guilherme / Foto: Diário do Rio Claro