Em entrevista ao Centenário, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas) fez um balanço de sua gestão, frisou que saúde, segurança e educação nortearam seus trabalhos à frente do executivo e parabenizou o periódico pelo aniversário de 132 anos.
Um jornal que escreveu e continua escrevendo a história de Rio Claro.
“Primeiramente, gostaria de parabenizar o Diário do Rio Claro. Jornal que escreveu e continua escrevendo a história da cidade. Uma publicação centenária, que é patrimônio histórico do município”, enfatizou o democrata ao se referir ao 132º aniversário do Número 1, mais antigo e tradicional em circulação do município.
Crise política e financeira afetaram o início da gestão.
Juninho destacou a crise política e financeira, que causaram impacto no início do mandato. “Sabíamos do problema. Tanto a crise financeira, quanto a crise política que fazem com que o político tenha que estar sempre mostrando seu trabalho. Propenso às críticas, mas sempre respeitando a sociedade”, analisa. Com criatividade e equipe técnica, o prefeito frisou que focou sempre na missão de cuidar da cidade e das pessoas. “O que nós temos hoje é uma equipe técnica bem feita. Os meus secretários são das respectivas áreas, mas sem perder o foco inicial”, esclarece.
Revisões de contratos, cortes em festividades para enfrentar a crise.
Juninho destacou que algumas medidas foram adotadas para enfrentar aquele momento há 20 meses. Revisões de contratos, cortes de festividades, reestruturação de secretarias tiveram impacto nos cofres públicos, conforme informou o democrata. “Foi uma economia significativa. Não se trata de eu não gostar de festividades, por exemplo, mas eram cortes que precisavam ser realizados”, lembra.
Impacto na saúde e soluções encontradas.
Juninho analisa que com a crise, muitas pessoas abandonaram seus planos de saúde e retornaram ao Sistema Único de Saúde (SUS), o que acabou superlotando a rede pública. “Quando as pessoas perdem o emprego, deixam de comprar e investir em saúde e educação, e o poder público tem que atender esta demanda, pois é um direito”, diz ao lembrar que quando assumiu, ambulâncias estavam sucateadas, três máquinas de raio-x estavam quebradas e existia uma dívida de R$ 4 milhões com a Santa Casa, além de seis obras de unidades de saúde que estavam paralisadas. “Das seis unidades, já entregamos três. Criamos a farmácia Todo Dia, descentralizamos o Samu, instalamos o Gabinete Móvel de Odontologia, transferimos o PSF do Palmeiras para o Jardim Brasília para começar a reforma do prédio, sem contar que vamos reformar a UBS do Wenzel”, pontua.
Ampliação do horário de atendimento das UBSs também é meta do democrata, que pretende estender o atendimento à população até às 20 horas. “A vontade política existe, mesmo com todas as dificuldades”, garante.
Ainda na área da saúde, Juninho destacou que dos mais de 37 mil procedimentos médicos herdados da antiga administração, com a implantação do Mais Saúde, 22 mil já foram feitos. “Renovamos por mais seis meses no intuito de diminuir a demanda por procedimentos de baixa e média complexidade”.
Por fim, ele enfatizou que o foco é a atenção básica. “Temos que trabalhar para não urgencializar a saúde”, aponta ao lembrar que a administração ainda busca novos leitos para atender à demanda e que convênio foi firmado com hospitais privados para realização de cirurgias.
Ações planejadas visam melhorar sensação de segurança.
“A sensação de segurança tem melhorado devido ao trabalho integrado das forças públicas de segurança”. A afirmação foi feita pelo prefeito referindo-se às ações planejadas entre as forças policiais. Investimento também foi realizado no período. Viaturas foram compradas, sistemas de comunicação renovados – para a Guarda Municipal – e foi efetuada a aquisição de drones. “Sem contar o intenso trabalho de podas de árvores, renovação da iluminação e intensificação na inteligência para atuar no foco do problema em pontos específicos”, diz ao reiterar a doação do terreno atrás do Mc Donald’s para o Governo do Estado para a transferência do 37º Batalhão da Polícia Militar para dentro da cidade.
Criação de vagas em creches e construção de escolas municipais.
“Em apenas um ano, criamos 550 vagas em creches. É um respeito às famílias”, destacou o candidato ao lembrar que as obras das escolas no Benjamim de Castro e no Terra Nova, que terão 780 vagas para alunos no ensino fundamental cada. “As escolas municipais Dom Pedro 1º e a Hélio Jorge dos Santos ganharam uma segunda unidade”, diz.
Treinamento de professores também foi destaque de Juninho. “Nosso secretário de educação é da área e conhece as necessidades dos professores”, enfatiza. Por fim, juninho frisou que foram feitas pequenas intervenções em diversas escolas.