A seleção de vôlei feminino do Brasil faz sua estreia no Pré-Olímpico diante da Argentina, neste sábado (16), às 04h00 (horário de Brasília), em Tóquio, Japão. Em jogo, duas vagas para a Olimpíada de Paris 2024. A equipe do Brasil disputa uma das vagas no Grupo B, e terá como adversárias além da Argentina, as seleções de Bélgica, Bulgária, Japão, Peru, Porto Rico e Turquia. Na primeira fase, todas as seleções jogam entre si em turno único. Ao final das sete rodadas, as duas melhores seleções carimbam o passaporte para a Olimpíada. A última e decisiva rodada acontece no dia 24 de setembro.
O técnico José Roberto Guimarães, formou a seleção brasileira com 15 atletas: as levantadoras Naiane e Roberta, as opostas Kisy, Rosamaria e Tainara; as ponteiras Gabi, Julia Bergmann, Maiara Basso e Pri Daroit; as centrais Carol, Diana, Lorena e Thaisa; e as líberos Natinha e Nyeme. Porém, ele não terá no elenco a levantadora Macris Carneiro e a ponteira/oposto Ana Cristina, ambas lesionadas.
Vale destacar que o Brasil já conquistou a medalha de ouro no voleibol feminino olímpico em duas oportunidades: Beijing 2008 e Londres 2012 e espera repetir o feito no próximo ano. Mas, para isso, terá que garantir antes a sua vaga na competição.
O jogo Brasil x Argentina pelo Pré-Olímpico de Vôlei feminino terá transmissão ao vivo pela TV Globo e canal Sportv 2, a partir das 04 horas.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Maurício Val/CBV