Voltando a programação normal de finanças por aqui. Hoje vou contar a você algo que é extremamente importante e que você precisa saber o quanto antes.
Sabia que você pode ser dono/sócio de várias empresas sem sair de casa?
Pois é, o mercado de ações possibilita isso.
“Mas Fer explica melhor o que é isso de mercado de ações?” Claro! Pensa assim: Uma empresa precisa de dinheiro para crescer, mas não tem de onde tirar, então ela pega uma parte dela mesma, divide em pedacinhos, e vende esses pedaços no mercado de ações, para qualquer pessoa que queira comprar e se tornar acionista desta empresa.
Com esse dinheiro que ela ganhou vendendo esses pedacinhos, a empresa pode investir no seu crescimento. E quando ela investe, ela cresce, logo se ela está maior, o pedacinho dela passa a valer mais!
Assim como se acontecer alguma coisa que faça a empresa valer menos, o seu pedaço também valerá menos.
Ou seja, ações são pedaços de uma empresa, que podemos comprar e vender. Se a empresa ganha, os acionistas ganham. Se a empresa perde, os acionistas perdem.
“Mas é muito arriscado, não é Fer?”
Todo investimento tem um risco. O risco de investir em ações é maior sim, pois o mercado está exposto a mais fatores que influenciam na sua oscilação, comparado ao tesouro SELIC, por exemplo. Mas, os ganhos também são maiores, e na verdade podemos até diluir esse risco de várias formas (na próxima coluna explico como).
A grande sacada é que você deve analisar alguns fatores para comprar ações, e se essa análise for bem feita, você construirá o seu patrimônio juntamente com essa empresa. Ou essas, dependendo de quantas você tiver.
Então agora você sabe que pode ser dono de várias empresas, através do mercado de ações, na bolsa de valores. O próximo passo é estudar para aprender a tomar decisões em relação a isso.
Duas pessoas que recomendo acompanhar nas redes sociais para entender melhor sobre isso: @nathaliaarcuri e @thiago.nigro
E tudo isso é só o começo! Temos muuuitas coisas para aprender aqui ainda. Vamos juntos! Até a próxima.