Na escola temos contato com várias disciplinas diferentes. Provavelmente, você tem mais facilidade em algumas delas, enquanto outras são mais desafi adoras. Você tem aquela matéria que “é mais fácil”, que faz mais sentido na sua cabeça, que você até gosta mais do que outras e você tira notas mais altas. E tem aquelas que você até tenta, mas que não fazem sentido na sua cabeça, que parecem “grego” (no meu caso, eu era boa e gostava muito de educação física e português – redação especifi – camente e exatas eram bem difíceis, principalmente física).
O problema é que muitas vezes em vez de valorizar e incentivar os nossos resultados no que somos bons, a gente reprime e se cobra para melhorar o que temos dificuldade e que não gostamos.
É claro que você precisa ter uma noção básica de todos os conteúdos, até porque se você não souber que eles existem, você não vai saber se gosta ou não. Mas o fato é que você não precisa ser um gênio em todas as disciplinas na escola. No mundo lá fora você vai usar habilidades específicas para fazer sua vida, e não todas as habilidades do mundo.
Se você aprender isso que vou te ensinar agora, sua vida nunca mais será a mesma:
Não queira ser “pouco bom em muita coisa”, seja “muito bom em pouca coisa”. Eu tenho certeza que você tem coisas que realmente gosta e é bom, então ao invés de querer ser bom em todas as outras, foca nessa que você já é. Desenvolva-as e você crescerá infinitamente. E olha só: pessoas bem sucedidas não fazem 2000 coisas 2 vezes, elas fazem 2 coisas 2000 vezes. Pegou essa ideia??
“Mas Fer eu tenho que estudar tudo pra passar de ano!” Pois é, nosso sistema te cobra isso e inclusive é por isso que você não gosta de estudar. Somos obrigados a entender coisas que não fazem sentido pra nós.
Mas aqui vai uma dica: se você precisa de um conteúdo para alcançar um objetivo (uma prova, um vestibular, alguma vaga em algum curso), estude o tanto que for necessário, mas não se martirize. Eu fi z isso, me esforcei muito pra aprender algumas coisas e aprendi! Você também é capaz de aprender.
Mas não se torture! Lembre-se de que você já é bom em muitas coisas. Olhe para tudo que você faz bem, treine cada vez mais seus pontos fortes, crie oportunidades para colocá-los em prática. Eu me esforçava para aprender o necessário, mas sabia que não era obrigada a gostar daquilo e nem ser boa em tudo. E tudo bem!
Mais uma dica: às vezes pode até parecer que você não gosta de algo, mas se você se permitir, talvez comece a gostar. Se perceber que seus objetivos e gostos mudaram, tudo bem! Só garanta que eles mudaram por você e não por qualquer outra coisa. Eu, por exemplo, sempre tive dificuldade e aversão a números, e agora estudo e trabalho com finanças…vai entender! Mas essa é a beleza da vida! Tudo bem mudar!
O que eu quero dizer com tudo isso?
1- Você vai ter afinidade com alguns assuntos, não vai se interessar por outros e está tudo bem!
2- Foque no que você é bom e no que você gosta, isso vai te diferenciar da maioria no futuro.
3- Estude o que você não gosta se for necessário, mas não se martirize, você não precisa ser bom em tudo!
4- Nada te impede de mudar. Espero que esse texto te deixe mais tranquilo. Descubra no que você é bom e coloque sua energia nisso, você vai chegar longe!
Lembrem-se que qualquer coisa, estou lá no instagram: @ferreginattoblog
Foto: Divulgação