O momento é para ser celebrado, refletido e agradecido. A festa da Páscoa Cristã é celebrada todos os anos e relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo que morreu por todos nós, este é o verdadeiro significado, que não deve ser esquecido, e sim vivenciado todos os dias. “Assim devereis comê-lo: com os rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão. E comereis às pressas, pois é a Páscoa, isto é, a ‘Passagem’ do Senhor! Ex 12, 11, é uma festa de passagem, tem início com os pastores nômades na antiguidade, lá na região do oriente médio. Recorda libertação da opressão dos egípcios é uma festa que acontece na lua cheia. A festa da Páscoa Cristã é celebrada todos os anos e relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A celebração torna esta semana especial para nós os seguidores de Cristo, é uma Semana Santa. A Páscoa é a principal festa do cristianismo. Para os Católicos, a preparação se inicia com quarta-feira de Cinzas lembrando a passagem do povo hebreu no deserto, quarenta dias de Orações, penitências, Jejuns e Caridade(esmolas), encerra-se no Domingo de ramos”, explica Padre Everson Lunardi, da Paróquia do Abrigo São Vicente de Paulo.
Após o Domingo de Ramos, tem início a semana Maior que culmina com a Páscoa. “Páscoa é Cristo que vence a morte e ressuscita, foi num domingo que as mulheres foram ao túmulo e constataram, (Mt, 28, 01), O Senhor Ressuscitou, por isso rezamos no domingo a Missa, recordando o sacrifício do Senhor. Celebrar a Páscoa com orações, missa e caridade, renovando nossa vontade de seguir os ensinamento de Jesus, supera qualquer outra manifestação criada ao longo dos tempos”, observa Padre Everson
PÁSCOA
“A Páscoa convida os cristãos à mesa com Cristo Ressuscitado, vivo, presente no meio e junto de nós em nosso dia a dia. Somos convidados nesse dia, em que celebramos a Vida de Cristo Ressuscitado a eliminar o velho fermento da malícia, da perversidade, da calúnia, da traição e da inimizade e nos revestirmos de pureza e de verdade, de amor e luz, de fraternidade e solidariedade.
É o convite que Jesus nos faz, para buscarmos, não somente hoje, mas, diariamente, um coração purificado, renovado e em outras palavras, um coração de ressuscitados, novos nas atitudes e pensamentos, ações e palavras, superando as fraquezas humanas e nos revestirmos de coisas boas e de verdadeira espiritualidade que, nos fazem chegar próximo a nossa santidade a partir desse mundo que, por um período tão pequeno ainda estamos a percorrer e viver.
Se almejamos a Vida Nova, a Vida Eterna, é necessário viver Cristo Vivo e Ressuscitado a partir do aqui e agora, pois somos peregrinos, viajores, a caminho para a Pátria Eterna.
Cristo ressuscitou para nos conduzir ao céu onde vive eternamente e nos quer junto a Ele na glória celestial.
Desejo a você uma Páscoa voltada a conversão, a oração e de profundo amor, bondade, compromisso fraterno, benignidade, mansidão e luz de Cristo.”
Pe. Renato Luís Andreatto – Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida
CELEBRAÇÕES
Neste domingo as paróquias realizam celebrações do Domingo de Páscoa
- 7 horas – Matriz Nossa Senhora Aparecida
- 8 horas – Comunidade Nossa Senhora da Glória
- 8 horas – Capela Nossa Senhora das Graças
- 8 horas – Capela do Abrigo São Vicente de Paulo
- 9 horas – Matriz Nossa Senhora Aparecida
- 19 horas – Matriz Nossa Senhora Aparecida
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação