A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade em Rio Claro estava fechada desde o dia 21 de março conforme decreto do governo do estado, para evitar contágio do coronavírus. Com a flexibilização, as visitas voltaram a ser permitidas com reabertura da Unidade de Conservação nessa quarta-feira (2), porém os interessados em visitar o local precisam fazer agendamento antecipado.
A Feena funcionará de segunda a sexta-feira com horário reduzido, das 7 às 16 horas e permanecerá fechada aos fins de semana para evitar aglomerações. As visitas são gratuitas e devem ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas pelo site de agendamento e venda online da Fundação Florestal (https://ingressosonline.fflorestal.sp.gov.br/).
Será respeitada a ordem de agendamento e o limite de 30% da capacidade da unidade. Nas primeiras semanas após a reabertura, quem necessitar de auxílio para utilizar a plataforma de agendamento online poderá contar com a ajuda de monitores que farão um mutirão para cadastros na portaria da Unidade, incluindo um tutorial explicativo sobre como navegar pelo site, com atendimento individualizado, segundo as normas de segurança. A Feena, ou Horto Florestal, como é conhecida na cidade, é uma área predominantemente formada por eucaliptos plantados há mais de um século, que podem ser vistos nas trilhas autoguiadas. Para essa fase de reabertura gradual, a unidade instalou cartazes e placas de orientação sobre regras de higiene e distanciamento social necessárias para evitar a propagação da Covid-19. Além disso, foram instalados dispensadores de álcool em gel, sabonetes e toalhas descartáveis nos sanitários de uso público. A Fundação Florestal vai monitorar as atividades e comportamento dos visitantes para deliberar sobre a abertura integral da unidade.
VISITAS
As visitas são gratuitas e devem ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas pelo site de agendamento e venda online da Fundação Florestal (https://ingressosonline.fflorestal.sp.gov.br/).
Foto: Divulgação