O Arquivo Público Municipal de Rio Claro voltou a receber visitas de estudantes. Nesta semana alunos da escola estadual Carolina Augusta Seraphim estiveram no Arquivo. Todos os participantes usavam máscaras e foram mantidos os cuidados básicos de higiene. As visitas foram realizadas na terça e quarta-feira (6), com turmas compostas por 30 estudantes, com idades entre 10 e 12 anos.
O Arquivo Público e Histórico do Município é uma instituição reconhecida por salvaguardar documentos importantes para a memória e a história da comunidade rio-clarense. Também é um órgão integrado à gestão pública municipal, garantindo dinamismo e eficiência aos serviços públicos, ampliando o acesso à informação.
Ao receber os estudantes para visitas monitoradas, a equipe do Arquivo realiza dinâmicas criativas e educacionais, que possibilitam aos estudantes contato mais lúdico com os documentos que constituem o acervo histórico.
De acordo com a superintendente Monica Frandi Ferreira, “a nova dinâmica originou-se da intenção de tornar as visitas escolares mais atrativas para os estudantes, que ocasionalmente comparecem à autarquia para desenvolverem atividades complementares ao conteúdo ministrado pelo professor em sala de aula”.
Nesse sentido, para além do acesso às diversas formas de registo da história da cidade e a demonstração dos procedimentos de higienização e pequenos reparos que são realizados nos documentos mais fragilizados, os estudantes têm a oportunidade de conhecer e aprender mais sobre Rio Claro, brincando e se divertindo com os jogos desenvolvidos para o projeto, denominado “ArqAventuras”.
O Arquivo Municipal de Rio Claro fica está instalado no Núcleo Administrativo Municipal (Rua 6, 3265, pavilhão 12). O telefone é 3522-1948.
Foto: Divulgação