O aumento da temperatura gera mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros e no mundo dos vinhos a prática não é diferente. Programas a céu aberto ganham a cena e combinações de pratos e rótulos leves se tornam protagonistas para aproveitar o clima tropical. Neste período, exemplares brancos e rosés são destaque no mercado, mas, há quem diga que não foi sempre assim.
Segundo André Dian, especialista em vinhos e sócio proprietário da Grand Cru Campinas, a mudança das características dos rosés foi um fator primordial para o aumento do consumo da bebida do País. “Antigamente, o vinho rosé era denso, vermelho e encorpado, quase um tinto. Hoje, seguindo o estilo Provence, ele é leve, claro e com uma graduação alcoólica mais baixa, o que permite uma pessoa beber mais sem enjoar”, ressalta o expert.
O empresário enfatiza não haver uma regra para a escolha do vinho, porém destaca que a harmonização com os pratos é fundamental para uma experiência enriquecedora. Para esta época, ele sugere apostar em alternativas com boa acidez e maior intensidade aromática.
Dian ainda explica que, ao contrário do que muitos imaginam, os tintos podem, sim, combinar com o verão. “Quem gosta de vinho bebe o ano todo, independente da estação. É válido lembrar que o rótulo deve ser escolhido de acordo com a comida, e não com a temperatura do ambiente. Ela pode até ajudar, mas não deve ser o fator decisivo”, pontua.
Para os apaixonados por esse estilo, apostar em exemplares leves e fáceis de harmonizar, como os produzidos com a uva Pinot Noir, é uma boa opção. O especialista sugere os rótulos Humberto Canale Pinot Noir (Argentina), Erazuriz Estate Pinor Noir (Chile) e Amiot Guy Pinot Noir (França).
Para aproveitar, mesmo em casa, os dias quentes da estação, o expert indica exemplares brancos e rosés que prometem agradar a todos os paladares e combinar com diversas ocasiões.
Brise Marine Estandon (França)
Frutado, leve e fresco, é fácil de beber e vai bem com carnes brancas, peixes grelhados e saladas. Em boca, é agradável e bem equilibrado. Um rosé típico da região de Provence.
Berne Emotion (França)
Com uma coloração rosa salmão elegante, é rico em frescor e apresenta notas que remetem a frutas cítricas. Uma ótima opção para presentear e aproveitar dias quentes na praia.
Tramari San Marzano (Itália)
Originado na Puglia, sua cor tem delicadeza, mas mostra a personalidade da região no sul da Itália e de sua principal uva, a Primitivo. O aroma intenso e persistente, combinado com o frescor, faz dele um vinho ideal para o dia a dia.
Mazzei Asiza (Itália)
Branco, com notas florais, cítricas e minerais, é de persistência e acidez média e corpo leve. Combina com risoto de frutos do mar e carpaccio de atum.
Bouchard Borgonha Chardonnay (França)
Suave, fresco e cheio de sabor, é flexível e caracterizado por uma agradável espontaneidade. Um branco leve, com passagem de sete meses em barril de carvalho, e que deve ser bebido jovem.
Errazuriz Estate Reserva Sauvignon Blanc (Chile)
Com visual amarelo e reflexos esverdeados, tem acidez refrescante, grande profundidade e persistência. Em boca, são percebidos aromas de casca de tangerina, frutas tropicais e notas herbáceas.
Foto: Divulgação