Rio Claro realiza nesse sábado (25) na Vila Alemã e Vila Nova mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, percorrerão os bairros das 8 às 13 horas, vistoriando residências e recolhendo objetos que podem ser utilizados como criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.
“É preciso estar atento contra o Aedes o ano todo e, neste período chuvoso, os cuidados devem ser redobrados”, observa o gerente do CCZ, Diego Reis. Muitos criadouros têm sido encontrados nas residências. “Medidas preventivas devem ser adotadas pela população, especialmente o descarte correto de materiais”, prossegue. De acordo com o mais recente índice de densidade larvária do município, Rio Claro está em estado de alerta com relação ao Aedes aegypti. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro de imóveis habitados.
CASOS
O boletim mais recente da Vigilância Epidemiológica aponta seis casos de dengue em Rio Claro no ano de 2020, até o dia 20 de janeiro.
Até o momento não há registro de dengue hemorrágica na cidade. A Secretaria de Saúde de Rio Claro concluiu o primeiro levantamento deste ano de Análise de Densidade Larvária (ADL) do município. O resultado registrado de 1,9 coloca o município em estado de alerta para o Aedes aegypti, segundo classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Foto: Divulgação