A Vigilância Sanitária de Rio Claro promoveu na quarta-feira (de Habitação e Secretaria do Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Economia Solidária e Cras 11) capacitação em boas práticas para manipulação de alimentos, direcionada a moradores do Jardim das Nações 1 e 2 que trabalham na área de alimentação. A atividade foi feita em parceria da Fundação Municipal de Saúde com a Secretaria Terra Nova.
“A capacitação em boas práticas para manipulação de alimentos é essencial para qualificar os manipuladores em relação às exigências da legislação de alimentos, referente às boas práticas e estrutura necessária”, observa Agnaldo Pedro da Silva, responsável pela Vigilância Sanitária.
Durante o curso, a equipe de nutrição da Vigilância Sanitária abordou temas como contaminação dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos, higiene pessoal adequada, condições ideais para recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo e distribuição de alimentos, higiene de utensílios, equipamentos e ambiente, transporte de alimentos e controle de saúde dos manipuladores.
Por conta da pandemia, a Vigilância Sanitária havia suspendido a oferta do curso de boas práticas de manipulação de alimentos. Nesta retomada estão sendo realizadas capacitações pontuais, conforme demanda.
Foto: Divulgação