O projeto de videoarte “Ruínas” mergulha no emblema das ruínas urbanas localizadas na cidade de Limeira (SP), explorando sua função simbólica em tempos de crise. Remanescentes materiais do fracasso político, especulação econômica e declínio social, as ruínas tornam-se essenciais para as narrativas culturais contemporâneas. O projeto é contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo pelo Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
Dirigido por Allan Lourenço, com imagens de Vitória Trigo, edição de Gustavo Filipe e arte visual por Wesler Machado Alma, “Ruínas” cria uma poética visual em torno desses vestígios, destacando sua relação valiosa com o tempo e a morte. A presença das ruínas nos lembra da transitoriedade das coisas, confrontando-nos com a realidade de que tudo tem um fim.
A instalação busca problematizar o espaço urbano, suas ocupações e vazios, além da preservação do patrimônio arquitetônico. Através das diferentes narrativas que as ruínas carregam, revelam-se valores sociais, culturais e compromissos que ressoam na sociedade contemporânea.
A Oposta Espaço Inventivo fica na Rua Lopes Trovão, 337, Vila Camargo. “Ruínas” recebe visitação até o dia 14 de abril nos seguintes horários: dia 6 de abril: das 14h às 18h; de 8 a 12 de abril: com horário agendado; 13 de abril: das 14h às 17h; e 14 de abril: das 14h às 16h.
Foto: Divulgação