Um grupo de alunos da Escola Municipal Darci Reginatto, em Rio Claro, produziu um vídeo que é finalista no VIII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática realizado pelo Grupo de Pesquisa em Informática (GPIMEM) do Departamento de Matemática da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em parceria com Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM RS). O evento é coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba Unesp/Rio Claro) e Profa. Dra. Carla Denize Ott Felcher (UFPel/RS).
Os alunos concorreram na categoria “Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Vídeos Digitais Interativos (categoria experimental)”. A produção do vídeo teve orientação do professor Jucá Julio Sanchez Trindade, que atua na escola municipal. As crianças produziram um vídeo sobre a matemática digital interativa intitulado “Vamos realizar um desafio?”, que pode ser assistido em: https://www.youtube.com/watch?v=0lf-N_upQSE.
“O vídeo foi uma produção singular para sua categoria, pois apresenta o aluno como protagonista de sua aprendizagem. Demonstrando uma maneira de abordar questões da atualidade, como o meme, as dancinhas de Tik Tok e a produção de vídeos curtos, de modo a explorar Componentes Curriculares da Base Nacional Comum Curricular, principalmente no que se refere a disciplina de matemática”, explica o professor Jucá que fez a edição das imagens.
Conforme ele, “a produção de vídeo envolvendo conceitos da matemática é uma forma de trabalhar o conteúdo de maneira lúdica, explorando a criatividade e proporcionando vivências em que a matemática não é assustadora”.
Ao todo, 22 alunos do 4° ano B do ensino fundamental participaram da produção do vídeo, sendo que nove atuaram como apresentadores das estratégias de quantificação demonstradas no vídeo. De acordo com o professor, o trabalho envolveu várias atividades como “produção de texto coletivo do gênero roteiro audiovisual, assim como a formulação de uma canção e da coreografia da dança relacionada a operação de multiplicação da tabuada do nove com as mãos”.
Além das filmagens, os alunos produziram cartazes com a história da escola e sua patronesse, a fim de compor o cenário do vídeo. “O trabalho foi contextualizado por intermédio de uma sequência didática, que proporcionou o estudo de veículos de comunicação, desembocando na continuidade do trabalho de forma significativa, pois houve uma continuidade explorando outros meios de comunicação como o jornal e o gênero textual notícia”, destaca Jucá.
O vídeo produzido pelos alunos é um requisito para obtenção do certificado de um curso de formação oferecido pelo CAP (Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico) da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Unesp, por meio do IGCE (Instituto de Geociências e Ciências Exatas) sob a coordenação de Marcelo Borba.
Transmissão on-line
O festival de vídeos está em sua oitava edição e neste ano será transmitido ao vivo pelo Youtube, pelo canal do grupo de pesquisa: https://www.youtube.com/@gpimem. São dois dias de evento que está sendo realizado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul. O primeiro dia aconteceu nesta sexta-feira (30) e o segundo será realizado neste sábado (31), das 8h30 às 18 horas.
Das 8h30 às 10 horas serão realizadas três oficinas de produção de vídeos, das 10h30 às 11h30 haverá mostra de vídeos e das 14 às 15 horas será realizada mesa redonda com o tema: “Vídeos e Educação Matemática: nossas pesquisas e nossas experiências”. A premiação da mostra de vídeos II será realizada das 15 às 16 horas. O encerramento do evento será das 17 às 18 horas com realização do encontro de produtores de vídeos.
De acordo com o regulamento do festival, na categoria “Anos Finais do Ensino Fundamental” serão premiados quatro vídeos, sendo três escolhidos pelos jurados e um por votação popular. Conforme o regulamento, “os premiados ganharão, individualmente, uma medalha do festival e certificado referente a sua premiação, assim como pela participação no evento”.
Mais informações sobre o festival podem ser obtidas no site do evento: https://www.festivalvideomat.com/.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação