O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A programação em Rio Claro começou no primeiro dia do mês com roda de conversa, que abordou o tema “O Negro e a sociedade que queremos”. Para hoje (20) está marcado um ato cívico, a partir das 9 horas, no Tamoios. Duas lives estão programadas. A primeira “Samba que eu quero Sambá” acontece às 15 horas. A segunda com o tema “Como ficou sua fé na Pandemia” está marcada para as 19 horas.
O Troféu 20 de novembro acontece após o ato cívico. Serão homenageados o Grupo Reencontro que tem atuado para atender pessoas em vulnerabilidade durante a pandemia e para a artista plástica Vera Sales. “Foi um trabalho muito bonito, um esforço do grupo e a Vera é uma das artistas plásticas faz trabalhos maravilhosos dentro do nosso meio e merece nosso reconhecimento”, destacou a presidente do Conerc Janice Aparecida Antonio Rezende.
A presidente do Conselho da Comunidade Negra de Rio Claro (Conerc), que atua há mais de 20 anos no Conselho e está desde 2019 na presidência do grupo, destaca a importância de discutir políticas públicas. “Temos o foco de atender da melhor forma nosso povo, na saúde da população negra que é muito precária, existem muitas coisas a serem aplicadas para termos uma melhor qualidade de vida e atendimento específicos. A luta contra o racismo e discriminação também fazem parte da nossa política pública para dar orientação e acolhimento a pessoas que mais necessitam”, ressaltou.
O Conselho da Comunidade Negra voltou a atender no Espaço Livre em julho deste ano após o Conerc ter cedido o local para os serviços das carreta da saúde que esteve em Rio Claro.
CRIME
Os atos de discriminação por raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional são considerados crimes no Brasil desde 1989. No Brasil, a Lei Federal nº 7.716/1989 define as contravenções por discriminação racial e as penalidades previstas para quem comete esse tipo de crime. No Estado de São Paulo, o combate à discriminação é reforçado pelo programa São Paulo Contra o Racismo.
No Rio de Janeiro, duas pessoas foram vítimas de racismo por dia no estado em 2019, conforme publicado pela Agência Brasil. No estado do Rio de Janeiro, em 2019, foram registradas 1.706 vítimas de crimes praticados contra a honra, como injúria por preconceito, injúria real e preconceito de raça e de cor. Destas, 844 sofreram discriminação por motivação racial, sendo que 766 destas vítimas eram negras, o que significa que duas pessoas sofreram racismo por dia. É o que aponta o Dossiê Crimes Raciais, lançado ontem (19) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).
Dia da Consciência Negra
O idealizador do Dia Nacional da Consciência Negra foi o poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Ferreira da Silveira (1941-2009). Ele foi um dos fundadores do Grupo Palmares, associação que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira, em Porto Alegre.
Em 1971, ano da fundação do Grupo, ele propôs uma data que comemorasse o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao país. Assim, escolheu o dia 20 de novembro por ser considerada a data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
A ideia se espalhou por outros movimentos sociais de luta contra a discriminação racial. No final da década de 1970, já aparecia como proposta nacional do Movimento Negro Unificado.
Atualmente, o Dia da Consciência Negra é uma data importante para a discussão de temas relevantes, como a violência e a inclusão do negro na sociedade, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que celebram as manifestações culturais africana
Equipe Diocesana da Pastoral Afro-brasileira
Para lembrar o Dia da Consciência Negra, a Equipe Diocesana da Pastoral Afro-brasileira celebra neste dia 20, às 19h30, missa no teatro do Engenho Central, em Piracicaba. Devido à pandemia, haverá limitação no número de fiéis presentes (máximo de 200 pessoas) e é obrigatório o uso de máscara. Será realizada transmissão ao vivo pelas redes sociais. Como gesto concreto na celebração, pede-se a doação de um litro de leite para a Pastoral da Criança.
Foto: Divulgação