O Dia das Crianças passou, mas os pequenos rio-clarenses ainda podem aproveitar atividades alusivas à data. Uma delas acontece neste domingo (20) no Grupo Ginástico Rioclarense. A Orquestra Filarmônica de Rio Claro e a Orquestra Sinfônica de Americana realizam um concerto especial para crianças com a obra “Vida de Boneco – Uma grande aventura musical”, composta pelo maestro e pianista Luciano Filho. A peça une música e teatro de fantoches, mistura que encanta crianças e adultos.
O concerto, feito especialmente para o Dia das Crianças, terá duas apresentações gratuitas, às 17 horas e às 19 horas. A expectativa é receber um grande público como ocorreu na estreia do espetáculo no último dia 12 em Americana (SP). A entrada é gratuita, com doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade do município.
“O concerto surgiu da vivência que tive no projeto musical da Casa das Crianças. Esse olhar para as necessidades, o comportamento, as escolhas e a experiência de vida das crianças, ganhou uma descrição sonora através da orquestra”, explicou o maestro Luciano Filho em entrevista ao programa Diário MA TV na sexta-feira (18).
De acordo com ele, está sendo gratificante ver a reação das crianças com o espetáculo. “A reação das crianças com esse tipo de música é muito interessante. Elas interagem com a peça que conta com efeitos visuais e tecnologia sonora para narrar a história”, relata Luciano.
No espetáculo, “os bonecos ganham vida no palco, interagem com a plateia e conduzem uma história mágica onde terão que aprender a fazer escolhas e reconhecer a importância de aprender a tomar decisões”. “É muito bacana a apresentação dos bonecos, personagens que interagem com o público, algo inédito que a orquestra nunca fez”, destaca o presidente da Orquestra Filarmônica de Rio Claro, William Nagib Filho.
Conforme ele, o concerto é voltado para as crianças, um público que geralmente não tem acesso a esse tipo de música. Segundo o presidente, esse contato é importante porque desperta o interesse das crianças pelos instrumentos fomentando o surgimento de futuros musicistas.
Além disso, a música traz outros benefícios como melhora no comportamento e na sociabilidade de crianças e adolescentes. Segundo Nagib, a orquestra tem responsabilidade nesse processo. “O papel da Sinfônica é formar músicos e realizar espetáculos, mas acima de tudo é fazer o contato das pessoas com a música e, assim, criando novos músicos para o futuro”.
Outros eventos
William Nagib já antecipa os próximos eventos que serão promovidos pela Orquestra Sinfônica de Rio Claro. Em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a orquestra irá realizar um concerto com o cantor e compositor Jota.Pê, expoente da MPB.
No mês de dezembro, Rio Claro terá de volta os Concertos do Advento, com 23 apresentações musicais. O evento irá homenagear a irmã Hermínia Maria Zago, que faleceu em fevereiro de 2023. A última apresentação será no dia 23/12 na Igreja Matriz São João Batista e reunirá as orquestras de Rio Claro (Sinfônica, Filarmônica e Ferroviários), além de todos os corais da cidade que tiveram influência da irmã Hermínia.
A entrevista de William Nagib e Luciano Filho ao programa Diário MA TV, na íntegra, pode ser conferida pelo link https://www.youtube.com/watch?v=k-UiXXufdac.
Por Ednéia Silva / Foto: Diário do Rio Claro