A audiência Pública sobre concessões rodoviárias está marcada para acontecer em Rio Claro no dia 12 de março, às 10h30.
A Rodovia Washington Luís – SP-310, ficou durante os últimos 20 anos administrada pela Centrovias. Com a finalização do contrato, a Comissão dos Transportes da Assembleia Legislativa discute novo modelo e aponta os ajustes necessários que devem constar na nova concessão.
“Na época, não existia modelo nenhum no Brasil, houve erros, claro que sim, pois não tinha como se basear. Estamos procurando com o novo modelo corrigir”, afirmou o Deputado Estadual e membro da Comissão dos Transportes, Aldo Demarchi.
Um dos apontamentos é aumentar o trecho para a concessionária administrar, no caso da região, o trecho que começa em Rio Claro deve seguir até Panorama; antes, encerrava em São Carlos.
O Deputado afirmou que a redução do pedágio já está estabelecida. “20% de desconto já está certo, mais 5% para quem aderir ao Sem Parar, que também não terá cobrança de aluguel do aparelho que hoje é pago. Isso também ajuda a baratear a praça de pedágio, que pode eliminar algumas cabines.
Aldo Demarchi salientou que das 20 melhores estrada do país, 19 estão no estado de São Paulo. “Ninguém gosta de pagar pedágio, mas se tem que pagar, precisa equacionar, ou seja, reduzir o preço”, disse.
Outras sugestões também estão na pauta. “Estamos sugerindo para quem trafegar nas estradas nesse trecho, no período das 22 horas até às 6 da manhã, reduz ainda mais, vai pagar metade do pedágio, dá um alívio para estradas também durante o dia, mas tudo será discutido”, afirmou.
O deputado destacou ainda que a intenção é colocar a manutenção de vicinais municipais para a concessionária. “Os municípios não têm recursos para manter as vicinais. Queremos que fique no pacote da concessão também. Consegui duplicar Cordeirópolis, Rio Claro, Santa Gertrudes e Cascalho porque era rodovia estadual, agora as municipais não tem como colocar dinheiro do estado”, explicou.
O prazo de concessão será de 30 anos. “O investimento para a empresa que vencer está orçado em nove bilhões de reais, dois bilhões ficam para as prefeituras, 62 municípios em volta de ISS. A curto prazo, não tem retorno”, relatou Aldo.
TREVO
No novo contrato de concessão da Rodovia Washington Luís, a SP-310, serão incluídas obras em seis quilômetros no trecho urbano, com remodelação do trevo de acesso aos bairros Jardim Paulista, Palmeiras, Centenário e Benjamin de Castro, entre outros, além da implantação de vias marginais.
Uma das grandes necessidades em Rio Claro e questionada pela população é a remodelação do trevo próximo à rodoviária. “A rodovia corta a cidade no meio. Temos que exigir que o trecho da Viviane sofra intervenção no primeiro ano”, observou o deputado.
SP-191
O Deputado esclareceu ainda a importância das propostas serem apontadas e constarem na concessão. “A duplicação da SP-191 Rio Claro/Araras só foi feita porque estava em contrato. No máximo um ano deve ser concluída toda obra”, disse.
Os trechos da SP-191, a partir de Batovi, passando por Ipeúna, Charqueada, até pelo menos São Pedro, também vão fazer parte da concessão. “Normalmente, a duplicação fica condicionada ao volume de tráfego, como foi no trecho da SP-191 entre Araras e Rio Claro”, ressaltou Aldo Demarchi.
A Audiência Pública em Rio Claro está marcada para o dia 12 de março, às 10h30.
CARGO
Durante visita ao Diário, o Deputado Aldo Demarchi disse ainda não ter decidido se aceita o convite do Governador João Doria para assumir o cargo de Secretário Executivo dos Transportes.