O médico veterinário é um profissional que se dedica ao trabalho de proteção e cuidado com os animais, e sabemos que sem a saúde dos animais e meio ambiente, não há saúde para o homem.
Esses profissionais promovem na vida selvagem a saúde e bem-estar dos animais silvestres, reforçando a importância da preservação da fauna brasileira para o desenvolvimento sustentável da floresta Amazônica e do Planeta.
No desenvolvimento sustentável a permanência desse profissional vem sendo muito necessária, pois os veterinários também atuam no sistema ambiental, com destaque no resgate de animais silvestres por meio de fiscalização.
Com um ramo de atuação bem diversificado, podem trabalhar tanto com proteção ambiental como a biodiversidade e doenças. Em áreas ligadas ao desenvolvimento sustentável trabalham juntamente com os biólogos com a meta contínua de proteger os animais selvagens.
Na inserção em outras atividades também possuem papel fundamental no que refere-se a avaliação de impacto ambiental e gestão de recursos naturais para evitar seus efeitos sobre populações animais e humanos, desenvolvimento sustentável e tecnológico, na identificação de riscos ambientais e a saúde, fiscalização zoosanitária em imóveis residenciais e comerciais, entre outros ramos.
O médico veterinário tem trabalho de grande importância na área ambiental e todas as áreas de atuação do médico veterinário sempre estão contextualizadas com o meio-ambiente material e social, portanto é indispensável a formação de profissionais que estejam aptos as demandas sociais e ambientais, com um olhar consciente sobre os animais que são explorados pelo homem e a degradação da biodiversidade
O médico veterinário que tem compromisso com o meio ambiente é contrário ao uso indiscriminado de antibióticos, pois é um grande risco, estando sempre atento a prescrição correta de antibióticos em animais, como na sua aplicação.
A preocupação com a manutenção das matas e das grandes árvores também faz parte do trabalho de um bom profissional veterinário, pois as áreas de sombreamento são muito benéficas para a criação de gado de corte, porém ainda há profissionais que adotam o desmatamento cultural, deixando e olhar o meio ambiente.
Atualmente existem vários estudos nos quais participam médicos veterinários, a busca de uma produção anual mais sustentável, incluindo a conversão energética dos dejetos gerados por essas produções.
Concluindo o médico veterinário tem muito a contribuir como meio ambiente, construindo uma sociedade mais sustentável, sendo agentes multiplicadores nos diversos setores de sua atuação, em parceria com outros profissionais.
Na preservação da saúde pública, o médico veterinário tem grande participação, pois sua atuação está diretamente ligada a qualidade de vida e meio ambiente e ambos caminham de mãos dadas.