Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Holanda, realizado neste domingo (27) em Zandvoort. O bicampeão obteve sua terceira vitória em casa e a nona consecutiva de 2023, igualando recorde estabelecido por Sebastian Vettel em 2013 de mais triunfos sucessivos no ano.
O piloto da Red Bull largou na pole-position e, mesmo com o caos provocado pela chuva, não teve problemas para garantir o triunfo 46 de sua carreira na F1, a 11ª na temporada de 2023.
Fernando Alonso voltou ao pódio, novamente na segunda posição. Sergio Perez recebeu a bandeira quadriculada na terceira posição, mas uma penalidade de cinco segundos fez com que o mexicano perdesse uma posição e Pierre Gasly foi ao pódio em terceiro.
A corrida em Zandvoort parecia que seria disputada em condições secas por um tempo, mas assim que as luzes se apagaram, caiu uma chuva torrencial. Como resultado, os pilotos de Fórmula 1 tiveram que optar por mudar para intermediários ou não após apenas uma volta.
A pista secou o suficiente para que os pneus slick pudessem ser usados, com Max Verstappen recuperando uma liderança confortável, à frente do companheiro de equipe Sergio Perez.
A próxima etapa da F1 será o GP da Itália em 3 de setembro, válida pela 14ª etapa da temporada. Restam oito rodadas para o fim do campeonato.
Por E. Cortez / Foto: ANP via Getty Images