Os vereadores Julinho Lopes (Progressistas) e Carol Gomes (PSDB) buscam soluções para o problema da falta de manutenção, investimentos e ocupação da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena). Em diferentes frentes, os parlamentares estão em contato direto com secretaria de Estado do Meio Ambiente e Fundação Florestal para o melhor aproveitamento da sociedade.
Em entrevista, o progressista esclareceu que já encaminhou diversos ofícios cobrando o governo estadual para que se aumente o período de permissão de uso, que atualmente é de cinco anos, renováveis por mais cinco. “Como um empresário vai querer investir em um local, para abrir um restaurante, explorar o ecoturismo, se o período é pequeno”, disse ao destacar que seria um importante passo para o turismo no município se houvesse oções de lazer e gastronomia no local.
O vereador também fez diversos apontamentos sobre a situação da rede elétrica, que está defasada. “Já fiz diversas solicitações à Fundação Florestal, que informou que meus pedidos estão em análise”, destaca.
PPP
A vereadora tucana Carol Gomes defende a realização de uma Parceria Público Privada (PPP) da Floresta. “Tem que ser uma PPP bem feita para revitalizar e garantir a preservação da nossa fauna e da nossa história.
Seria necessário ser um comércio sustentável, com restaurantes, lojas, atividades de esportes, como tirolesa e arborismo. Para trazer a família rio-clarense para dentro da floresta”, destacou.
A tucana informou que já foram feitas reuniões com o governo estadual. “O secretário executivo do Meio Ambiente veio ao município com sua equipe para conhecer e gostou muito da nossa proposta de uma PPP séria com acompanhamento da população. É preciso incluir a inciativa privada”, disse ao destacar que estudo já esta sendo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para iniciar um projeto de revitalização do espaço.