Em articulação com a Associação de Bares e Restaurantes de Rio Claro (Ariobar), a vereadora Carol Gomes (Cidadania) trabalha no projeto de desenvolvimento de um Circuito Gastronômico, que pretende integrar Rio Claro na rota do turismo do interior paulista.
A ideia, segundo a vereadora, é unir o setor de alimentação fora do lar com os equipamentos turísticos (Floresta, Gabinete de leitura, Lago Azul) e com os aspectos culturais e históricos de Rio Claro. “O projeto já está em franco desenvolvimento. Já temos o apoio da secretaria Municipal de Turismo, que vai apoiar a realização do evento piloto denominado Festival Gastronômico de Inverno de Rio Claro”, comemora ao recordar que a atividade está prevista para o mês de julho de 2022.
Em paralelo, no dia 10 de fevereiro, Carol Gomes já se reuniu com a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen da Silva e apresentou ofício solicitando o apoio do governo estadual na criação do circuito gastronômico regional, uma iniciativa inédita no interior do Estado.
“Tivemos o apoio da secretária de Estado que está no auxiliando na criação de um Arranjo Produtivo Local (APL), que é uma ferramenta para auxiliar o setor gastronômico, turístico e cultural para receber fomento e desenvolver o setor”, explica.
De acordo com a vereadora, a Ariobar está encabeçando a criação dessa APL, que pode resultar ainda na constituição de uma Indicação Geográfica, ferramenta que coloca Rio Claro na rota do turismo estadual e reconhece a experiência gastronômica rio-clarense como única. “Essas ações, além de garantir um ambiente econômico saudável para bares, restaurantes, hotéis, pequenos produtores rurais, agências de turismo, produtores de cachaça e cerveja, ainda vai atrair novos investimentos para o município, garantindo emprego e renda”, enfatiza.
Todo o projeto está sendo acompanhado e apoiado de perto também pela secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, na figura do secretário Anderson Christofoletti. “Estamos tendo todo respaldo da administração e do próprio prefeito Gustavo, que viu com bons olhos o desenvolvimento do setor e a futura geração de empregos e renda”, finaliza.
Foto: Divulgação