O vereador José Pereira do Santos, conhecido como Pereira (PSD) iniciou na política em 1988 quando se candidatou pela primeira vez, sendo candidato novamente em 1992, nessas duas eleições não foi eleito. “Tive excelente votação, mas não fui eleito por causa do quociente. Entrei na política a convite de alguns amigos. Eu morava em um bairro muito difícil, o Paineiras, que naquela época não tinha iluminação, não tinha coleta de lixo, pavimentação e os moradores queriam isso”, salienta.
Porém seguiu confiante e, em 1996, foi eleito pela primeira vez. De lá para cá foi reeleito em todas as eleições e segue ocupando o cargo de vereador por sete mandatos consecutivos, sendo o único a atuar no legislativo há 24 anos.
Em 2020 foi eleito com 1186 votos. Neste pleito alcançou a cadeira da presidência. “Eu já concorri. Na mesa diretora já fui primeiro secretário, segundo secretário e vice-presidente. É um desafio muito bom porque estamos tendo muito diálogo e os vereadores estão cooperando e ajudando a administrar tanto a câmara quanto a cidade, estão muito empenhados em ajudar. Não é o Pereira, é toda a câmara”, observou.
Nos primeiros seis meses do ano, o presidente destaca que em todos os projetos apresentados na câmara houve diálogo. “Estamos atuando para a votação dos projetos o mais rápido possível para que resolva o problema da população, por exemplo, nós votamos com rapidez a autorização para o prefeito entrar num consórcio para comprar vacina. Tivemos o diálogo na votação do processo seletivo para contratação de funcionários, muito diálogo para a reforma do DAAE e vamos ter muito diálogo também para o plano diretor, porque a cidade está travada. A Casa está ansiosa, aguardando o envio deste projeto para que destrave a cidade. E vamos ver se o prefeito assim achar que deve mandar para a câmara um financiamento ou empréstimo para recapear toda a cidade”, salienta.
Sobre este tema, foi questionado, visto que a população, no governo passado foi contra um financiamento. “É necessário e tem que ter um diálogo, realmente a cidade cheia de buracos não pode ficar, os bairros não podem ficar sem a pavimentação, pavimentação é saúde é dignidade para os moradores e a prefeitura em si hoje não tem caixa para isso e quando você não tem caixa, você tem que fazer as prestações. Talvez não tenha sido explicado para a população como ia ser utilizado o dinheiro, a população quer saber o investimento como será feito. Eu já morei no barro, na poeira, sei como é difícil, além dos problemas respiratórios”, disse.
Ao longo de sua carreira, cita projetos expressivos. “Quando eu entrei na câmara um dos primeiros projetos e de luta foi para que pavimentasse todo o Paineiras, Panorama. Pavimentamos todo o Recanto Paraíso tudo com verba federal e estadual também. Vale destacar que de 2008 a 2012 foi o período que houve mais pavimentação na cidade, época do prefeito Nevoeiro Junior que pavimentou quase todos os bairros da cidade em quatro anos e fiz parte deste projeto”, analisa.
O presidente da câmara destaca que a pavimentação do bairro Recanto Paraiso deve ser concluída com investimento de 100 mil reais e contrapartida da prefeitura de 20 mil reais. “Hoje se tem uma rua no bairro que não é pavimentada que é a Rua 18, mas a verba já está ai, por esses dias já será feita a licitação para a pavimentação, sem dinheiro municipal e sim um trabalho deste vereador com verba federal pelo deputado Paulo Freire e da deputada Marta Costa”, declara.
Na saúde, o presidente destaca que vários vereadores já trouxeram diversas emendas para o setor e salienta também outras áreas que devem receber atenção. “O prefeito já disse que vai enviar um projeto para a câmara municipal que é uma promessa de campanha dele para dar incentivo para as empresas virem para Rio Claro. A câmara está aguardando urgente este projeto para fazer a parte dela e colaborar com emprego e no desenvolvimento da cidade”, observa.
JOSÉ PEREIRA DO SANTOS
“Eu amo Rio Claro. É a cidade que me acolheu de braços abertos, vim de Paulicéia, interior, em 1977, trabalhei muitos anos aqui em Rio Claro como garçom e agora estou como vereador. O povo de Rio Claro é um povo abençoado, acolhedor, de bom coração. Rio Claro é uma cidade próspera.”
Por Janaina Moro / Foto: Diário do Rio Claro