Alvo constante de reclamações, a saúde voltou a ser discutida na Câmara nessa segunda-feira (26).
O tema voltou com força depois da vereadora Carol Gomes (PSDB) ter denunciado nas páginas do Centenário as condições da UPA do Cervezão, em ação de fiscalização no dia 19 desse mês, onde constatou falta de suprimentos, remédios, atrasos de médicos, entre outros.
Desde então, os vereadores cobram ações concretas do poder público para a solução dos problemas. Hernani Leonhardt (MDB) não poupou o secretário de Saúde, Djair Claudio Francisco, e cobrou o prefeito para que troque o titular da pasta. “Guilhotina! Tem que mandar embora”, sentenciou enquanto Rafael Andreeta (PTB) parabenizava a jovem tucana pela fiscalização nas unidades de saúde.
O emedebista disse na baia da imprensa (local onde os jornalistas acompanham a sessão) que já se passaram dois anos e conversas não resolveram. “Não tem mais conversa, tem que sair. Estou pedindo a cabeça do secretário”, enfatizou.
O vereador Rafael Andreeta também criticou a saúde. “Está uma porcaria”, afrontou o petebista o colega de plenário e líder de governo na Câmara, Paulo Guedes (PSDB). Guedes e Andreeta trocaram algumas farpas enquanto outros vereadores se posicionavam entre uma fala e outra. “A caneta está na mão do prefeito e a tinta é povo”, acentuou Andreeta, referindo-se ao secretário de Saúde.
GESTÃO
Yves Carbinatti (PPS) destacou que o problema não é apenas a falta de insumos nos hospitais, mas uma “má” gestão. “Estão falhando na gestão e na vontade de trabalhar. Quem cuida da aquisição não está querendo trabalhar. A saúde de Rio Claro está quase em óbito”, critica.
COMISSÃO
Para tentar solucionar o problema, a tucana Carol Gomes propôs a criação de uma Comissão de Assuntos Relevantes, que ficará responsável por investigar e fazer os apontamentos necessários da saúde. Depois da conclusão do trabalho, será produzido um relatório que deverá ser entregue ao Ministério Público (MP), além da realização de audiência pública que vai apresentar os gargalos do setor para a população.
A vereadora esclareceu sobre a comissão no plenário da Câmara e pediu apoio dos colegas.