O verão no Hemisfério Sul começa oficialmente neste domingo (22), às 1h19 (horário de Brasília), e vai até 20 de março de 2020. A estação mais quente do ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é marcada pela elevação de temperatura em todo o país, devido à posição da terra em relação ao sol, tornando os dias mais longos que as noites.
O verão se caracteriza também pelas mudanças rápidas nas condições de tempo, com chuvas fortes, queda de granizo, ventos com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Em 2020, o verão não terá a influência dos fenômenos El Niño (aquecimento das águas do Oceano Pacífico) e La Niña (fenômeno caracterizado esfriamento das águas do Pacífico). Segundo o Inmet, os principais centros internacionais de meteorologia, indicam probabilidade elevada de neutralidade e se mantenha ao longo de toda a estação.
A região Sudeste tem previsões para o verão, de chuvas variando dentro da faixa normal ou acima em grande parte de Minas Gerais e no centro-norte do Espírito Santo. Nas demais áreas, as probabilidades indicam chuvas abaixo da média.
NATAL
Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), para o Natal entre os dias 24 e 25 de dezembro, a previsão é de tempo estável no Estado de São Paulo, com céu claro a parcialmente nublado. Apenas nas regiões norte e nordeste do estado, são previstas pancadas de chuva isoladas durante o período. Temperaturas elevadas.
RIO CLARO
Ainda, de acordo com o IPMet, a previsão para Rio Claro nesta semana é de chuva até terça-feira (24). Neste domingo (22), a previsão é de 30,3 mm, com máxima de 27°C e mínima de 20°C. Na segunda-feira (23), expectativa de 34,6 mm, mínima de 20°C e máxima 25°C. Na terça-feira (24), máxima de 26°C e mínima de 17°C, com 14,9mm de chuva. No Natal (25), muito sol, sem previsão de chuvas, com temperatura máxima de 29°C e 16°C. Na quinta-feira (26), sem previsão de chuvas, com máxima de 31°C e mínima de 18°C. Na sexta-feira (27), chuvas 2,7mm, mínima de 18°C e máxima de 31°C.
DEFESA CIVIL
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou um alerta para chuvas intensas em todas as regiões paulistas a partir deste sábado (21). A possibilidade de temporais com descargas elétricas e rajadas de vento a qualquer horário se estende até a véspera de Natal, na terça (24), em especial na região metropolitana de capital.
Entre segunda (23) e terça, as chuvas atingem com mais intensidade as regiões do Vale do Ribeira, Litoral, Vale do Paraíba, Campinas, Franca e Ribeirão Preto. Devido ao mau tempo, aumentam as chances de deslizamentos e inundações.
Foto: Divulgação