A cidade de Rio Claro foi atingida por mais um temporal no final da tarde desta sexta-feira (3) que causou alguns estragos e lentidão no trânsito. Quedas de árvores foram registradas em diferentes pontos da cidade, bem como outras ocorrências.
Equipes da Defesa Civil e da prefeitura, com apoio de agentes de trânsito, trabalharam para recuperar os estragos. “Priorizamos a sinalização das vias públicas e atendimento de chamadas da população, depois vamos iniciar a remoção das árvores que caíram”, informou o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Danilo de Almeida Kuroishi.
De acordo com ele, os ventos passaram de 80 km/h. O vendaval derrubou árvores na Avenida 32 nas imediações do Lago Azul e em frente ao Floridiana Tênis Clube no Jardim Floridiana. Na Rua 16, em frente ao Cemitério Municipal São João Batista, uma árvore de grande porte caiu e arrastou a fiação elétrica.
Também de grande porte, uma árvore caiu na Rua 19 com a Avenida 7, no bairro Cidade Claret. No bairro Cidade Nova, na Rua 1-B, uma árvore caiu sobre um carro que estava estacionado. Na Rua 2, em frente à escola Chanceler Raul Fernandes, uma árvore tombou no meio da rua atrapalhando o trânsito.
O mesmo ocorreu na Rua Samambaia com Rua 12. No bairro Bela Vista e em outros pontos da cidade, houve paralisação do fornecimento de energia elétrica. A estação de tratamento de água que fica no bairro Cidade Nova também foi prejudicada pela falta de energia elétrica.
Na Rua 4 com a Avenida 5, região central, o vento derrubou o semáforo. As chuvas e ventos começaram por volta das 16 horas e a velocidade máxima dos ventos foi registrada por volta das 17 horas e ultrapassou 80 km por hora. Até o início da noite, não havia registro de vítimas.
O risco de chuva forte tinha sido previsto pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) que emitiu na última quarta-feira, 1º de novembro, um alerta laranja que indica perigo de tempestade para várias regiões do Brasil, inclusive o centro-oeste de São Paulo.
Esse é o segundo temporal registrado em Rio Claro nesta semana. Na terça-feira (31), o município também foi atingido por forte chuva com ventos de até 90 km/h. O vendaval derrubou árvores em vários pontos da cidade obstruindo o tráfego de veículos.
De acordo com o Ceapla/Unesp, a temperatura em Rio Claro hoje deve variar entre 14° e 27°, com alta probabilidade de chuva. Para garantir a segurança durante a chuva, o Inmet orienta que a população não deve se abrigar embaixo de árvores ou placas metálicas. A dica é ficar embaixo de estruturas seguras como prédios, casas, lojas e esperar a chuva passar.
Fotos: Divulgação