Depois de dias intensos de frio, a segunda-feira (16) começou com temperaturas elevadas, no meio do dia mudanças climáticas acabaram trazendo chuva para algumas regiões de Rio Claro. “Não tinha essa previsão de chuva, era mais para faixa litorânea, sul do estado, mas as áreas de instabilidade conseguiram entrar mais para o interior do estado e trouxeram a chuva para cá. Desde o dia 29 de julho que não chovia. Mas a previsão seria apenas para esta segunda-feira mesmo”, observou o técnico do Ceapla da Unesp, Carlo Burigo.
Porém a quantidade de chuva foi pouca. “Na Unesp foi de 1 milímetro, um pouco mais em algumas regiões. A chuva não foi significativa, uma chuva boa é acima de 5 milímetros, uma chuva agrícola que molha um pouco solo, essa não foi na cidade, na região choveu um pouco mais. Mas melhorou um pouco a qualidade do ar”, explicou Burigo.
De acordo com dados registrados na Estação do Ceapla na Unesp, a rajada mais forte de vento atingiu 56.6 km/h. “Já é uma rajada de vento que faz muito estrago”, observou.
DEFESA CIVIL
No mesmo momento da tarde de ontem, equipes da Defesa Civil tiveram que atuar em diversos pontos de Rio Claro para ocorrências de queda de árvores e para atender chamados no bairro Jardim das Nações. “Tivemos duas quedas de árvores e alagamento no Jardim das Nações em apartamentos que estão trocando telhado”, salientou o agente da Defesa Civil Niuro Ribeiro.
Uma das ocorrências foi registrada na Av. Conde Francisco Matarazzo, onde após forte ventania acabou derrubando uma parte de um tronco de uma árvore, a qual caiu sobre a rede de energia, e parte da via pública. A equipe no local retirou o galho que estava na via pública e acionou os meios para realizar a coleta do material a ser descartado.
Segundo Niuro houve também queda de rede elétrica na Avenida 28 com ruas 2 e 3, onde funcionários da Elektro foram acionados e desligaram a rede.
Moradores tiveram problemas em apartamentos no Nações I
A chuva e o vento da tarde dessa segunda-feira (16) trouxeram preocupação para moradores do bairro Jardim das Nações I, para aqueles que ainda aguardam reparos em seus apartamentos, como no caso do condomínio África do Sul. Segundo o morador, a chuva molhou todo seu apartamento, visto que o mesmo está sem telhas, os móveis tiveram que ser colocados para cima e lonas tiveram que ser providenciadas. “Há um mês foi feita uma reunião na habitação e foi falado que iam trocar todas as telhas, por causa do outro problema que teve no passado, do destelhamento. A empresa então está vindo tirando todas as telhas em alguns blocos tudo de uma vez, para depois colocar tudo de uma vez. Não é só o África, os outros também estão assim. Então nos blocos que estão sem telhas teve problema com a chuva”, destacou.
Uma outra moradora também teve receio de enfrentar novos prejuízos. “Sim, o meu apartamento também entrou água ontem”, disse Michele da Silva.
Em contato com a empresa os moradores receberam a informação que os reparos serão concluídos nesta semana. “Nos informaram que terminam até quinta-feira”, comunicou uma moradora.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação