Uma ventania destelhou prédios do condomínio Jardim das Nações, em Rio Claro, e assustou moradores do local.
A moradora do condomínio Líbano, Suellen Aguiar, disse à reportagem do Diário do Rio Claro que o vendaval teve seu pico entre 11h30 e 12 horas. Segundo ela, madeirites de obra da prefeitura também foram lançados.
Uma outra moradora, de uma torre que não foi atingida, conta que foi muito forte. “Foi horrível, eu já havia saído, mas o vento começou a me assustar, voltei na chuva para o apartamento e, quando cheguei, já tinha voado tudo”, disse. Ela registrou vídeo com o estrago.
Pelo menos duas moradoras registraram boletim de ocorrência no plantão policial relatando que uma tempestade causou destelhamento dos blocos 1 ao 14 e das janelas dos apartamentos no bloco 7.
A síndica de um dos condomínios declarou no B.O. que 17 blocos foram atingidos, além de um veículo que ficou danificado após a queda de uma telha.
A Defesa Civil foi acionada logo após a pancada de chuva que, segundo o órgão, teve duração de cerca de 20 minutos, com pouca intensidade, aproximadamente 5,6 milímetros, porém, acompanhada de rajadas de ventos que, na base da Unesp de Rio Claro, o registro foi de 27,4 quilômetros por hora.
Nos bairros da região sudoeste do município, as condições de topografia (relevo) potencializaram a rajada de vento que ocasionou o destelhamento de vários blocos de apartamentos nos Residenciais Parque das Nações I e II e de algumas casas nos bairros Jd. Maria Cristina e Residencial Sebastião de Lima.
“Embora o susto tenha sido grande para os moradores, não houve registro de pessoas com ferimentos graves e também a necessidade de interdição, isolamento ou remoção de moradores de suas residências”, declarou em nota o Diretor da Defesa Civil, Wagner Martins Araújo.
Vários setores da administração pública foram mobilizados: Departamento de Defesa Civil, secretaria de Habitação, secretaria de Obras e também a construtora responsável pelos apartamentos. Segundo a nota da Defesa Civil, todos os moradores estão recebendo o auxílio emergencial (doação de lonas) para os reparos nas moradias.
TEMPO
De acordo com as previsões do Centro de Análise e Planejamento Ambiental – Ceapla da Unesp, a quinta-feira (4) pode registrar chuva e queda de temperaturas. “A passagem de uma frente fria pelo litoral paulista pode provocar mais chuvas em relação a essa quarta-feira (3) e as temperaturas devem ter declínio, com as máximas variando entre 30 e 28 graus e as mínimas entre 17 e 15 graus”, esclareceu o técnico do Ceapla, Carlo Burigo.