O varejo de material de construção cresceu 5% no mês de agosto, na comparação com o mês de julho.
Com relação ao mesmo mês do ano passado, o setor teve alta de 4%. Já no acumulado do ano, o setor apresenta alta de 5,5% sobre o mesmo período de 2017. Nos últimos 12 meses, há crescimento de 7,5%.
Os dados são da Pesquisa Tracking mensal da Anamaco, que entrevistou 530 lojistas entre os dias 24 a 29 de agosto. Segundo o levantamento, as lojas de médio e grande portes tiveram variação positiva de 10% e 12%, respectivamente, no mês.
Entre os pequenos estabelecimentos, o crescimento no período foi menor (cerca de 2%), mas segundo o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, os números indicam um movimento de retomada das obras e reformas. “Mesmo com o aumento do frete, que afetou principalmente materiais básicos e revestimentos cerâmicos, e com a alta do dólar, que atingiu produtos derivados de cobre, o consumidor voltou a comprar a fim de aproveitar promoções.
As lojas que ainda tinham estoques adquiridos sem os repasses fizeram de tudo para atrair clientes. Além disso, com as eleições se aproximando, é natural que as pessoas evitem adiar obras, especialmente porque é um momento de decisão que pode influenciar a economia como um todo. ”, explica.