Um trio venceu o Prêmio Nobel de Física, anunciado na última terça-feira (2), pela Academia Real das Ciências da Suécia.
Os vencedores são o americano Arthur Ashkin, o francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland por suas “invenções no campo da física a laser”.
Arthur Ashkin pesquisa “a pinça óptica e sua aplicação a sistemas biológicos”, enquanto Gérard Mourou e Donna Strickland desenvolvem estudos sobre “o método de gerar pulsos ópticos ultracurtos de alta intensidade”.
O Prêmio Nobel de Medicina abriu a rodada de pesquisas vitoriosas nas ciência. O americano James P. Allison e japonês Tasuku Honjo foram os vencedores. Trabalhando em pesquisas separadas, os dois cientistas descobriram um tipo de terapia contra o câncer que faz com que as células de defesa do organismo ataquem os tumores.
Nessa quinta-feira (4), foi a vez do anúncio do Prêmio Nobel de Química, que foi concedido a dois pesquisadores norte-americanos Frances H. Arnold e George Smith e ao britânico Gregory P. Winter. Eles pesquisam distintos aspectos na área de genética com o objetivo de “desenvolver proteínas que resolvam os problemas químicos da humanidade”.
O Nobel da Paz será divulgado nesta sexta-feira (5) e o de Economia na próxima semana.
Por Agência Brasil