O ano era 1985. Nos Estados Unidos da América, Ronald Reagan tomava posse em seu segundo mandato de Presidente, enquanto Mikhail Gorbachev assumia o comando da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, mantenho assim, a Bipolaridade Política Mundial. No Brasil, Tancredo Neves era eleito indiretamente Presidente da República depois de vinte anos de Regime Militar.
Acontecia no Rio de Janeiro a primeira edição do Rock in Rio, evento que reuniu uma multidão na Cidade do Rock e Ayrton Senna vencia o GP de Portugal, o seu primeiro êxito na Fórmula 1. Em Rio Claro, foi iniciada a instalação da Rede Aérea e Subestações Retificadoras do Trólebus, que começaria a trafegar em maio do ano seguinte, e, enquanto isso, no TG 02-032, um grupo de 240 atiradores divididos em três turmas com 80 cada iniciava o Serviço Militar.
Ao todo, foram 10 meses de companheirismo sob os olhares atentos do subtenente Schiavon [1ª Cia.], do Sargento Gimenes [2ª Cia.] e do Sargento Sturaro [3º Cia.] A amizade que ali nasceu dura até os dias atuais tanto que, desde 2005, o número de aproximações cresce com o Encontro dos Dinossauros – TG 02-032! Em 2018, a 13ª Edição está marcada para o próximo dia 24, às 10 horas, na Chácara Fossaluza, ocasião em que a organização espera mais que os 60 ex-atiradores que tem sido a média durante a última década.
“Não sou bom com as palavras, mas quero destacar que estamos completando 33 anos de Serviço Militar e certifico que a temporada no quartel contribuiu com a formação do caráter dos 240. Nossa amizade é pura e verdadeira e somos muito unidos em tudo o que fazemos, tanto que ajudamos instituições com fraldas geriátricas, leite e brinquedos”, expôs o idealizador da atração, o atirador Francisco Henrique.
Em um tempo em que parece ascender o civismo no Brasil, Henrique enfatizou ser uma pena haver jovens que não queiram fazer o Serviço Militar, “porque a gente aprende a ser homem, a ter educação, a respeitar o próximo e, o principal, a conquistar amigos verdadeiros”. Cabe destacar que a obrigatoriedade do Serviço Militar foi estabelecida em 1906 quando houve uma reforma na estrutura militar do País promovida pelo Marechal Hermes da Fonseca, sobrinho de Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro Presidente do Brasil.
Curiosidade à parte, o importante é que o número de ex-soldados tende a crescer e, quem sabe, muito em breve, o Diário do Rio Claro não traga em suas páginas outra Matéria Especial repetindo a foto com todos os integrantes no Ginásio de Esportes Felipe Karam. Portanto, caso você tenha feito parte desse esquadrão, entre em contato com os colegas de farda e reestabeleça a amizade! O DRC apoia a ideia! Mais informações sobre os Dinossauros podem ser obtidas pelo telefone (19) 99150-7582.