A Associação Esportiva Velo Clube Rioclarense inicia neste fim de semana a disputa do Campeonato Paulista da Série A2. E logo na primeira rodada, o Velo terá um adversário difícil pela frente.
O Velo Clube faz a sua estreia no sábado (27), às 16 horas, no estádio municipal Benito Agnello Castellano, o Benitão, diante da equipe do EC Água Santa, que é apontada pelos especialistas como uma das candidatas ao acesso.
Novamente treinado pelo técnico João Vallim, em sua terceira passagem pelo Rubro Verde, (as outras duas foram entre 2010 a 2012 e 2015 a 2016) o Velo manteve parte do elenco campeão da série A3 em 2020, entre eles, o artilheiro Lucas Duni, o volante Eurico, o zagueiro Alexandre Carvalho e o goleiro Felipe Garça.
Mas a diretoria velista, disposta a reforçar o elenco e fazer boa figura na competição, trouxe reforços, mesclando jogadores experientes, como o zagueiro Lucas Castilho, o lateral Vinicius Pedalada e o volante Kadu, com jovens promessas que buscam destaque no futebol profissional, como o meio-campo Lukinha, o volante Kayo, o lateral Vinicius e o atacante Gabriel Argentino. Ao todo, foram 14 contratações, a mais recente, o lateral esquerdo Ruan Quadros, e uma dispensa, a do experiente lateral Janilson, remanescente do elenco de 2020.
Confira os reforços do Velo Clube para o Campeonato Paulista da Série A2: Zagueiro: Lucas Castilho (Marcílio Dias-SC); Laterais: Vinícius Pedalada (Inter de Limeira) e Ruan Quadros (Campinense-PB); Volantes: Alex Galo (Itabaiana-SE), Kadu (Joinville-SC) e Vinicius Alves (Carlos Renaux-SC); Meias: Judson (Imperatriz-MA) e Lukinhas (Tuna Luso-PA); Atacantes: Caio Vieira (Nacional de Muriaé-MG), Rodrigo Pelé (Itararé), Gabriel Argentino (São Bernardo), Wesley (Inter de Limeira) e Vitor Hugo (Francana).
O time base do Velo que vem sendo treinado pelo técnico João Vallim é formado por: Filipe Garça; Vinicius Pedalada, Alexandre Carvalho, Lucas Castilho e Janilson; Eurico, Kadu e Wesley; Caio Vieira, Lucas Duni e Judson.
A lamentar, as ausências do volante e capitão Niander e do meia Felipinho, destaques do Velo em 2020, que se recuperam de cirurgia no joelho.
Na série de jogos treinos realizados durante o período de preparação do time, o Velo Clube venceu as equipes do M2R Sports (4×0) e o Comercial de Ribeirão Preto/SP (2×0), empatou com o Capivariano (0x0) e São Bento (1×1) e perdeu para a Ponte Preta (3×0).
Recém promovido à Série A-2, o primeiro objetivo do time velista é conseguir pontos suficientes para manter-se na divisão, e, posteriormente, obter uma vaga entre os oito melhores colocados da primeira fase, que disputam a fase quartas-de-final e, depois, lutar pelo acesso à série A-1, competição que o Velo Clube disputou uma única vez em 1979.
Longe das arquibancadas do estádio Benitão, devido à pandemia do coronavírus, o torcedor do Velo poderá acompanhar a estreia do Rubro-Verde na série A-2, através das plataformas digitais. Os canais FPF/T e Paulistão Play estarão transmitindo o jogo ao vivo.
João Vallim, técnico do Velo Clube
“A expectativa é muito boa, devido à pré-temporada que fizemos, o trabalho que fizemos, a resposta foi muito boa, o que apresentaram foi muito satisfatório e estamos confiantes de fazer uma boa estreia. Apesar de enfrentarmos uma equipe forte, com um dos maiores orçamentos do campeonato, então a qualidade é muito grande. Mas estamos confiantes no trabalho dos nossos atletas, que possamos começar bem e fazer pontos positivos na estreia já, o que ajuda a iniciar com pé direito. A torcida não vai estar presente, infelizmente, pois sempre jogaram junto, sempre foram o 13º jogador. Mas, infelizmente, espero que esteja assistindo nas redes e pensamento positivo, transmitindo energia positiva para a equipe e apoiando do começo ao fim do campeonato. Não vai ser um campeonato fácil, a Série A2 é muito difícil, juntando forças, cada vez mais remando para o mesmo lado.”
Colaboração Geraldo José Costa Junior / Foto: Divulgação