Pelo Campeonato Paulista, Velo Clube e Corinthians se enfrentaram apenas 2 vezes. Foi no ano de 1979. Em 18 de julho daquele ano, as equipes se enfrentaram no estádio Pacaembu em São Paulo e o Corinthians levou a melhor vencendo por 3×0, gols de Geraldão (2) e Piter, diante de um público de 18.890 torcedores, jogo apitado pelo árbitro Emídio Marques de Mesquita.
Naquela oportunidade, o Corinthians alinhou com: Jairo, Zé Eduardo (Djalma), Mauro, Amaral e Wladimir; Basílio, Romeu e Palinha (Gil); Píter, Geraldão e Wilsinho. Técnico: José Teixeira. Já o Velo Clube formou com: Renato, Aldo, Ademar, Hércules e Santos; Aírton Luís, Guerra (Ivan) e Serginho, Edson Augusto, Odair Cologna (Neguinho) e Luís Carlos. Técnico: Ademar Lucazecchi.
Ainda no Paulistão 79, cuja primeira fase era disputada em turno e returno com as 20 equipes jogando todas entre si, Velo Clube e Corinthians voltariam a se enfrentar no dia 20 de setembro, uma quinta-feira à noite, desta feita, no estádio Benito Agnello Castellano, em Rio Claro.
Os portões foram abertos às 19 horas e meia hora depois, o Benitão já estava completamente tomado pelos torcedores de ambas as equipes. A renda atingiu o valor de Cr$631.440,00 (cruzeiros) para um público pagante de 11.140 torcedores.
Logo no início do jogo, o meia Sócrates, do Corinthians e seleção brasileira, saiu de campo lesionado, após entrada faltosa do zagueiro Ademar do Velo Clube. Em jogo bastante equilibrado, o Velo, empurrado por sua torcida, esteve perto da vitória quando o camisa 7 Mazola chutou uma bola na trave do goleiro Jairo. Final de jogo no Benitão, Velo Clube 0 x 0 Corinthians. O árbitro do jogo foi Hélio Cosso e as equipes alinharam da seguinte maneira:
Velo Clube: Aranha, Aílton Luís, Gomes, Ademar e Santos; Silva, Guerra e Serginho; Mazola, Caiaba (Zeca) e Luís Carlos. Técnico: Binha.
Corinthians: Jairo, Zé Maria, Amaral, Djalma e Wladimir; Caçapava, Basílio e Palhinha; Waguinho, Sócrates (Geraldão) e Wilsinho. Técnico: José Teixeira.
Por Geraldo Costa Jr.