Sabe aqueles legumes pouco atrativos que sobram no fim da feira ou na gôndola do supermercado?
Saiba que eles são tão nutritivos quanto os de melhor aparência. No Brasil, cerca de um terço das frutas, legumes e verduras produzidos são jogados no lixo por estarem “fora do padrão”. De olho nesta realidade, já começam a surgir empresas especializadas em comercializar esses produtos por preços inferiores.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil está entre os dez países que mais descartam alimentos no mundo. Um dos motivos é o fato de frutas, legumes e verduras estarem fora do visual esperado pelo consumidor e exigido pelas grandes redes supermercadistas.
Isso acaba levando ao encarecimento dos alimentos que chegam ao mercado.
Veja as dicas da Basilar, marca de massas da M. Dias Branco, para economizar e preparar um cardápio nutritivo para a família.
Vegetais “feios” são aqueles fora do padrão, mas que estão próprios para o consumo. É a maçã torta, a cenoura em diferentes tamanhos, o milho que não entrou na bandeja do supermercado por não ter um formato perfeitinho. Ao escolhê-los, tenha os mesmos cuidados que teria ao comprar frutas e legumes no padrão.
Não leve para casa os que estiverem furados ou muito amassados, o que indica que não estão apropriados para consumo. Legumes e frutas com pequenos amassados são aceitáveis, mas apenas se a casca não estiver rompida. Evite os com buracos, o que indica que estão contaminados com larvas e insetos.
A melhor hora para ir à feira e negociar a compra de vegetais “feios” é por volta das 12 horas, a famosa hora da Xepa. Escolha com cuidado e peça desconto para o feirante. Em alguns casos, você pode abastecer a geladeira pagando até metade do preço;
Algumas redes de supermercados já separaram gôndolas especiais para estes produtos, com descontos entre 20% e 30%. Vale ficar de olho nessas ofertas;
Já começam a surgir no Brasil empresas especializadas em comprar estes alimentos fora do padrão diretamente dos produtores e entregar cestas semanais a domicílio por preços fixos. Como esses itens em geral seriam descartados, essas empresas conseguem produtos de qualidade por valores muito inferiores, que são repassados aos clientes. Vale verificar se já há um serviço assim em sua cidade.
Gostou das dicas? Pegue o caderninho e anote uma receita prática e econômica para deixar o almoço ainda mais saboroso!
Espaguete ao Molho de Berinjela com Carne
Ingredientes:
1 embalagem de Espaguete Basilar 500g
1 berinjela média em cubos
3 dentes de alho picados
1/2 kg de coxão mole ou alcatra em cubos
1 cenoura média em cubos
1 talo de salsão em cubos
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
5 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
12 tomates maduros, sem pele, sem sementes e picados
Sal a gosto, orégano e salsinha picada
Modo de Preparo:
– Comece preparando o molho de berinjela com carne. Em uma frigideira pequena, aqueça a manteiga ou margarina e refogue a berinjela. Acerte o sal e tempere com orégano.
– Em uma panela média, aqueça o azeite, refogue o alho e a cebola. Junte a carne e refogue até dourar. Acrescente o tomate, a cenoura, o salsão, 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até os legumes ficarem macios. Acerte o sal, tempere com salsinha, junte a berinjela refogada, mexa delicadamente e reserve.
– Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “Al Dente”, ou seja, macia, porém, resistente à mordida. Escorra a massa, acomode em um refratário grande, acrescente o molho de berinjela com carne e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Sirva a seguir.