Grande aliado do meio ambiente, o estilo de vida vegano propõe o corte do consumo de carne, que por sua vez causa grande desperdício de recursos naturais.
Pesquisa realizada pela Universidade de Oxford mostra que produtos de origem animal impactam de forma negativa no meio ambiente, pois aumentam a emissão de gases do efeito estufa e contribuem para o desperdício de água.
O resultado da pesquisa de Oxford mostra também que o uso de terras globais voltadas para a alimentação seria reduzido em 75%, caso não houvesse consumo de carnes e laticínios. O consumo de carnes e derivados afeta diretamente, pois demanda uma área grande de produção.
Também ao adotar o veganismo como estilo de vida, mesmo que indiretamente, você contribui para a preservação de florestas. O estudo realizado pela Universidade de Oxford mostra que 83% de terras agrícolas do mundo são utilizadas para produção de carne, peixes e frutos do mar, ovos e laticínios, porém fornecem apenas 37% das proteínas e 56% das calorias que consumimos.
De acordo com a ONU, a indústria agropecuária é responsável pelo consumo de 70% da água disponível, se esse consumo fosse reduzido em 10% seria possível abastecer o dobro da população mundial. Adotar o veganismo seria contribuir para acabar com esse desperdício.
Outro fator a destacar é que mais da metade dos grãos produzidos no mundo são voltados para a pecuária, para alimentar gado. Se grãos e plantas utilizados por essa indústria fossem voltados para alimentar seres humanos, acabaríamos com a fome no mundo.
A Felicidade da criança, o contato com a terra e os alimentos orgânicos – Imagem do Portal Ararajuba Eco
O estilo de vida vegano é um grande aliado do meio ambiente, além de ser benéfico a saúde, propõe um consumo maior de legumes, verduras, frutas, grãos, cereais e alimentos nutritivos, o que contribui para preservação da natureza.
Dar uma chance ao veganismo é um desafio aos dias atuais, mas em contrapartida para se ter uma dieta equilibrada e com as substituições corretas é necessário consultar um nutricionista.
O planeta não tem mais condições de suportar a produção de alimentos da forma como é hoje, a pecuária é responsável por 15% do total das emissões de gases do efeito estufa, também cada dúzia de ovos tem o impacto de 2,7 kg de CO2 no meio ambiente. Para alimentar a população mundial crescente nos próximos anos não há terra, água e insumos o suficiente para produzir carne, leite e ovos, sendo assim, o futuro do planeta depende da mudança de nossos hábitos alimentares.
Comida vegana e vegetariana – Imagem do Portal Dia Online
O importante é saber o que comer, escolhendo o que for menos nocivo ao meio ambiente, a mudança na dieta pode trazer benefícios ambientais de grande escala, a saúde do ser humano e do planeta andam de mãos dadas e fazer política também é escolher o tipo de alimento que colocamos no prato, é uma maneira de escolher o futuro que queremos. Podemos não nos tornar veganos, mas diminuirmos nosso consumo de carne bovina, optando pela suína ou de frango que poluem menos.
Concluímos que estamos fazendo tudo rápido, de maneira cômoda, comida pronta, enlatados etc, e isso afeta a saúde e impacta o meio ambiente, por outro lado, respeitar a filosofia vegana que prega o respeito aos animais e a natureza é apenas o início de uma transformação para uma forma mais efetiva de proteger a vida no planeta.