Um Natal para o varejo respirar. E, talvez, até suspirar de satisfação, pois as expectativas são de incremento nas vendas a ponto de estabelecer uma marca superior ao período pré-pandemia.
Em termos gerais essa é a percepção, tanto da Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro), quanto da superintendência do Shopping Rio Claro, o que permite visualizar um panorama – ainda que superficial e inicial, tanto do comércio de rua quanto do centro de compras e serviços.
Mesmo sem falar em percentuais, o presidente da Acirc, Antonio Carlos Beltrame, aposta num resultado positivo para o comércio local. “A nossa expectativa é positiva. Estamos tendo um Natal no qual as pessoas estão vindo pelo menos comprar um mimo. Ainda não temos o ticket médio, mas a percepção é de que (o comércio) em Rio Claro tenha um excelente Natal. E já estamos tendo, quando analisamos todo o período”, comentou ele.
Aos 25 anos, a publicitária rio-clarense Jéssica Pereira de Castro já fez suas compras de Natal deste ano. O primeiro presente foi pra ela mesma. “Comprei um computador novo para mim”, comenta. “E dois pares de tênis para meu namorado”, acrescenta ela. “É o primeiro Natal sem aquele caos que vivemos”, afirma a jovem.
18% a mais no fluxo de pessoas e nas vendas
Já Éverton Rondini, gerente geral do Shopping Rio Claro, se apoia em métricas mais precisas para expor uma percepção bastante animadora para os resultados de vendas deste Natal.
“Hoje nós temos dados concretos. O negócio shopping, varejo, deixou de ser subjetivo há muito tempo. Hoje ele responde com mapa de calor, quantidade de veículos que recebemos por hora, dia, mês e ano, com dados sobre os melhores corredores, etc”, explica ele.
“E nosso shopping tem recebido número expressivo de clientes, desde que colocamos telões na praça de alimentação para exibir os jogos da Copa do Mundo. Muita gente veio com a família, e acabou consumindo, comprando”, afirma.
Rondini cita também o sucesso da campanha de Natal do shopping. “Estamos sorteando duas viagens internacionais – para Punta Cana, com tudo pago, há também a ação com os kits de slime, o que atrai a criança, que é um grande vetor de decisões de compra dos pais”, analisa.
Ele lembra que a oferta de serviços no shopping também é um trunfo para assegurar boa frequência do público. “Shopping deixou de ser só centro de compras. Hoje é um local de congraçamento e de serviços”, pontua.
Papai Noel de volta
O gerente geral conta também a diferença que vem fazendo a volta do Papai Noel no shopping, atendendo a criançada. “Viemos de dois anos bem difíceis. Em 2020, estávamos fechados. Em 2021, abertos parcialmente, ainda com restrições. Este ano tivemos uma bela chegada do Papai Noel, a presença dele no shopping, que está vibrando, as pessoas têm comparecido”, comemora. “Sem contar as cantatas de Natal, a presença das escolas, tudo isso atrai famílias.
Rondini conta que o fluxo de veículos aumentou 18% e essa é a projeção mínima que ele faz para as vendas, em relação ao Natal de 2019, antes dos traumáticos efeitos da Covid-19. “Todas as lojas, sejam âncoras, semi âncoras e satélites, estão tendo bom desempenho”, complementa.
“Outra coisa que nos anima é que as previsões de que a Covid-19 iria se agravar novamente, até então, não se confirmaram. Todo mundo vacinado, e nós estamos mantendo cuidados extras com a higienização das áreas e equipamentos comuns, isso faz as pessoas se sentirem seguras”, conclui.
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