Nos dias e noites quentes, todo mundo gosta de passar o tempo livre apreciando a paisagem na varanda, jogando conversa fora no quintal, cuidando das plantas no jardim, ou em um cantinho especial do lar. Independente de viver em casa ou apartamento, na cidade, no campo ou na praia, é possível deixar o décor mais fresquinho com a ajuda de toques verdes. Para ajudar nessas composições, a Yamamura, em parceria com a arquiteta Carina Korman, apresenta ideias para incluir uma atmosfera mais leve e natural em casa.
Áreas externas cobertas ou descobertas
Entre as sugestões de artigos de iluminação para áreas descobertas estão o balizador, o embutido de solo, a arandela, o projetor, o espeto, o poste e o cordão de luz. Eles estão disponíveis em diversos estilos, efeitos e intensidades. Vale investir em peças com grau de proteção igual ou superior a IP65, pois garantem maior resistência à chuva, ao sol e outros fenômenos. Por exemplo: produtos com IP65 são à prova de poeira e a respingos d’água. Já, o IP66 resiste à poeira e a jatos d’água, enquanto que os produtos com IP67 são resistentes à poeira, jatos d’água e, também, à imersão temporária na água.
Já para áreas cobertas, como as varandas, o mix de artigos é ainda maior, como pendentes, arandelas, luminárias de mesa e piso, plafons, cordões de luz, entre outros. No entanto, caso as peças fiquem muito próximas de áreas molháveis, o ideal é que sigam os índices de proteção citados acima, ou então, que fiquem um pouco mais resguardadas, para evitar possíveis problemas.
Frescor em todo canto
Mesmo para quem não mora em casa, é possível tornar o apartamento mais fresco e harmônico a partir do cultivo de diversas plantas e flores. Salas de estar, varandas, cozinhas e lavanderias são ambientes que podem receber diferentes tipos de espécies. Para aproveitar melhor cada espaço, algumas práticas são bem-vindas: como a colocação de vasos suspensos em paredes e no teto, agrupados no chão, dispostos em prateleiras ou em suportes específicos, como os de madeira ou metal. Por fim, uma ótima ideia também é a criação de uma parede verde para valorizar o décor.
Dia e Noite
Em áreas internas procure deixar as plantas mais próximas das janelas ou áreas abertas, para que elas cresçam de maneira saudável (desde que respeitadas às necessidades de água e luz de cada uma). Caso o apartamento tenha varanda, vale a pena explorar ao máximo esse espaço! E quando o assunto são luzes artificiais – para o período noturno, um fim de tarde, ou um dia nublado – a tecnologia LED é uma grande aliada, pois além de mais econômica e sustentável, não emite calor, o que favorece para que as pétalas e folhas não sejam queimadas com os fachos de luz.
Observação: Recomenda-se manter uma distância razoável entre plantas e artigos de iluminação.
Temperatura de Cor
Para a iluminação próxima a plantas e vegetações, a temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K) é uma boa pedida, em razão do tom mais amarelado, para que receba um ar mais aconchegante. Outra opção é o branco neutro (até 4000K), temperatura bem próxima à iluminação natural à pino.
Fibras Naturais
Vale a pena decorar a casa com elementos leves e que remetam ao clima de campo ou praia, como as fibras naturais. Entre os exemplos mais comuns estão acessórios feitos com os seguintes materiais: juta, que consiste em uma fibra têxtil vegetal muito utilizada no artesanato; sisal, que é uma planta originária do México, com uma fibra bem dura e indicada para a confecção de artigos de decoração; além da palhinha natural, muito querida pelos brasileiros, em razão do revestimento de móveis e objetos diversos, que agrega enorme valor sentimental.