O coentro, cujo nome científico é Coriandrum sativum L., é uma das mais antigas ervas/especiarias registradas, tendo sido mencionado em textos egípcios e em sânscrito. É uma planta da mesma família que o aipo, a salsa, o cominho e a salsinha. Chegou ao Brasil junto com os colonizadores portugueses e se adaptou muito bem ao nosso clima.
Produzida em estados como Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Pará, Amazonas e Bahia, tornou-se popular na culinária do norte e nordeste do país, sendo muito utilizada em saladas, vinagretes, sopas, ensopados e na tradicionalíssima moqueca.
Cultivo e produção
Trata-se de uma planta bastante adaptável e pode ser cultivada em diferentes climas e tipos de solo, o que permite que vários países contribuam para sua oferta global (Índia, México e Estados Unidos, entre outros).
Em climas quentes, a planta floresce rapidamente e transita para a fase de semente, o que pode alterar o sabor do tempero. Nesse caso, cultivo e colheita devem ser adequados às condições e necessidades locais. O coentro pode ser plantado em vasos e jardineiras, portanto não pode faltar na sua horta doméstica e muito menos na sua mesa!
Tipos e utilização
Ele pode se apresentar fresco (em folhas), em sementes e como coentrão, uma planta alimentícia não convencional (PANC). Suas raízes também podem ser consumidas.
Coentro fresco: tem um sabor distinto e picante, muito apreciado em diversas cozinhas do mundo (mexicana, indiana, tailandesa e vietnamita, entre outras). Pode ser utilizado em saladas, guarnições, molhos, sopas e como tempero em receitas.
Sementes de coentro: sabor mais suave e levemente adocicado. Utilizadas inteiras ou moídas em marinadas e na preparação do curry, entre outros pratos.
Coentrão: variação da planta com folhas duras e pontiagudas, precisa ser cozido para consumo. Essencial para o tacacá e o tucupi, delícias da culinária do norte e nordeste.
Propriedades e benefícios
As folhas do coentro são fontes de nutrientes essenciais, como ferro, manganês, magnésio, fibras, vitamina A, complexo B, vitamina C, cálcio, fósforo, sódio, potássio e zinco.
Já a semente apresenta compostos diversos, sendo o mais importante um óleo que reduz a pressão arterial e protege o coração. O mesmo óleo também tem ação analgésica (nos casos de enxaqueca) e antimicrobiana, sendo utilizado no tratamento de distúrbios gastrointestinais.
Ao comprar coentro, fresco ou em semente, fique atento:
- As folhas devem ser firmes, verdes e vibrantes, sem manchas amareladas/escuras, sem estarem moles ou pegajosas;
- O aroma é um bom indicativo da frescura e da qualidade do coentro;
- As sementes devem ser secas, inteiras e ter uma cor marrom claro;
- Evite sementes quebradas ou com coloração escura;
- Verifique a data de validade na embalagem.
Armazenamento
- Para conservar corretamente o coentro na geladeira, alguns cuidados são necessários:
- Lave as folhas, higienize e retire toda a umidade possível;
- Forre o recipiente com papel toalha, coloque as folhas secas e cubra novamente com papel toalha. Vá fazendo camadas, sempre com o mesmo procedimento;
- Tampe o recipiente e coloque de cabeça para baixo na parte inferior da geladeira, bem fechado;
- Já o coentro em sementes deve ser mantido em local fresco e seco, em recipiente fechado e longe da luz direta.
O coentro também pode ser congelado para o preparo de pratos quentes como sopas, ensopados e molhos. A planta fica “mole” depois de descongelada, por isso não é recomendada para decoração ou finalização de pratos.
- Separe as folhas dos talos e raiz, podem ser picadas ou inteiras, conforme a preferência;
- Coloque as folhas em um recipiente e adicione uma colher (chá) de azeite. Misture bem para envolver todas as folhas com o óleo. Isso vai proteger o coentro do frio e evitar que ele fique mole;
- Transfira o coentro para um pote, tampe e retire o ar.
Caruru Saboroso
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de soja em grãos
- 1 colher (sopa) de óleo
- 2 dentes de alho picados
- ½ cebola picada
- 2 tomates picados
- ½ xícara (chá) de pimentão verde picado
- 2 xícaras (chá) de quiabo em rodelas
- 400 g de camarão sete barbas
- 2 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 1 xícara (chá) de amendoim torrado sem pele
- 2 colheres (sopa) de coentro picado
- 2 xícaras (chá) de água
- Molho de pimenta a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo
Leve a soja ao forno por 20 minutos até que fique torrada. Bata no liquidificador e reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e doure o alho e a cebola. Acrescente o tomate, o pimentão, o quiabo, o azeite de dendê, a soja batida, o camarão, o amendoim, o coentro, a água, a pimenta e o sal.
Deixe cozinhar bem.
Refogadinho de mamão verde
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de mamão verde picado
- 1 xícara (chá) de água
- Coentro a gosto
- Orégano a gosto
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de cebola picada
- Sal a gosto
- 1 colher (café) de páprica picante
Modo preparo
Lave o mamão verde, descasque-o e corte-o em cubos pequenos. Reserve.
Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e acrescente o mamão, o sal e os temperos. Acrescente um pouco de água e cozinhe com a panela tampada em fogo baixo. Mexa de vez em quando, adicionando aos poucos o restante da água se necessário. Receita criada por Ana Maria Moreira Berbel.
Fonte: https://alimentesebem.sesisp.org.br/
Fotos: Reprodução/Site/Sesi-SP