Aos 69 anos, Valdir de Oliveira é unanimidade entre os esportistas de plantão, que o consideram um dos grandes nomes do futebol local. Técnico e professor de futebol, Valdir nasceu em Rio Claro, porém seu nome alcançou todo o Brasil, ao revelar grandes craques da bola.
Sua trajetória começou com a corriqueira ‘pelada’ nas ruas, entre os amigos, de forma despretensiosa. Porém, foi aí que surgiu a proposta de criar um time, isso há 51 anos, no dia 15 de outubro. Foi apenas o início da história do Clube Atlético Juventus, que foi além de apenas ser um espaço para os jovens ‘baterem’ bolo, se tornou um centro de revelação de novos e exímios jogadores.
Além do trabalho de inclusão social de crianças e adolescentes, desenvolvidos pela escolinha de futebol que contribui com a formação de cidadania dos jovens, ao longo dessa história foram revelados diversos jogadores profissionais como: Sérgio Guedes, Careca Bianchessi, Giba, Jairo, Elvis, Elano, Roger, Léo Citadini, Marquinhos Rosa, entre outros.
Por seu abnegado trabalho, Valdir recebeu no mês passado, das mãos do vereador Julinho Lopes, moção de aplausos aprovada por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal de Rio Claro, que parabenizou a agremiação e cumprimentou pelo grande trabalho que realiza na parte técnica e formação de caráter de criança e adolescentes.
Após mais de 50 anos de dedicação, Valdir continua se dedicando às aulas de futebol durante a semana e aos fins de semana para crianças e adolescentes. O técnico declara que desde pequeno percebia ter afinidade dentro da área de esportes e que com a equipe do Juventus foi participando de jogos, torneios e campeonatos, se tornando campeão por várias vezes e, com isso, aumentando a sua presença e experiência dentro de Rio Claro e região.
“Esporte significa o meu trabalho e lazer ao mesmo tempo, pois estou ensinando as crianças e adolescentes e realizando o meu trabalho como profissional e pai de família”, declara Valdir, que já conquistou inúmeros títulos, já tendo recebido o prêmio de melhor treinado. Porém, assegura que, atualmente, sua pretensão na carreira é ver o sucesso do filho André Oliveira, que também atua nessa área de esportes, como professor de educação física.
São inúmeros os depoimentos que destacam a dedicação e apreço com que Valdir atua pensando nos esportistas. Para professor Juliano, além de um bom técnico e um grande incentivador e educador para as crianças e adolescentes, Valdir é um talento nato. “Tive a honra de ser treinado por Valdir nos anos de 85 a 95, quando fiz parte da equipe que se sagrou campeã de todas as categorias de futebol de Rio Claro, desde a categoria Dentinho à categoria Amador, e também foi bi-campeã regional, fazendo parte da comissão técnica como preparador físico da equipe. Hoje sou formado professor de educação física e fisioterapeuta, muito por influência desse grande técnico”, observa o professor que hoje segue os passos do mestre, ministrando aulas em um projeto social no Terra Nova.
Para Ronaldo Penteado, vice-presidente do Juventus, o clube é um orgulho. “Muito nos orgulha, como juventinos como somos, acompanhar a carreira do Elano que foi campeão Brasileiro em 2002 e 2004 pelo Santos e disputou a Copa da África em 2010 com a camisa da seleção brasileira. O goleiro Sérgio Guedes que defendeu o Santos, Internacional de Porto Alegre e Cruzeiro entre outras equipes. O Giba, ex-atacante do União São João, Santos e Kyoto do Japão, que até hoje defende a camisa do CA Juventus agora na categoria Máster. O Carlos Alberto Bianchesi, o Careca, jogou no Palmeiras e encerrou a carreira no Monterrey entre muitos outros. A história do CA Juventus é vitoriosa por todos que de alguma maneira por lá estão ou passaram”, finaliza Ronald em discurso proferido em maio deste ano, por ocasião da assinatura de renovação de comodato do clube no Jardim das Palmeiras.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação