Em sua página no Facebook, o vereador Val Demarchi (Democratas) estimula os internautas a opinarem sobre a redução do número de vereadores na Câmara de Rio Claro.
O parlamentar explanou sobre o tema na sessão da última segunda-feira (22) e destacou que, para ser apresentada, a propositura precisa da assinatura de sete vereadores, que representa um terço.
Para o Centenário, ele reiterou que busca apoio para apresentar o projeto de Emenda à Lei Orgânica e disse que André Godoy (Democratas), Paulo Guedes (PSDB), Júlio Lopes (Progressistas) e Pastor Anderson (MDB) já se comprometeram com a iniciativa. “Os demais ainda não conversei. Pretendo conversar na reunião de líderes na próxima quinta-feira (25)”.
Caso consiga dar entrada na Câmara, o projeto precisa de dois terços de votos para ser aprovado, ou seja, 13 vereadores.
O tema divide a opinião. Enquanto alguns vereadores acreditam que a redução de cadeiras diminui a representatividade, outros defendem que a medida traria economia aos cofres públicos.
Vale lembrar que o aumento do número de vereadores de 12 para os atuais 19 foi aprovado em junho de 2015. Na ocasião, foram contrários Geraldo Voluntário (Democratas), o então vereador Juninho da Padaria (Democratas) e Paulo Guedes (PSDB).