Além das medidas de proteção contra o novo coronavírus, o uso de acessórios de compressão graduada é indicado em viagens longas para evitar inchaços e formação de coágulos nas pernas e pés. Mesmo com as novas medidas de isolamento social determinadas em decorrência do aumento nos casos de Covid-19 na maior parte do Brasil e também em outros países, após meses em quarentena, muitas pessoas pretendem viajar neste final de ano para visitar familiares e amigos ou mesmo para fugir da rotina. Segundo o médico cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, doutor Gustavo Solano, parceiro da SIGVARIS GROUP – empresa suíça líder no mercado de acessórios de compressão graduada -, embora a orientação das autoridades sanitárias seja para que se façam viagens apenas em casos de necessidade, é importante que, se for preciso viajar, a pessoa fique atenta a algumas dicas importantes:
1. Use máscaras de proteção: “o uso da máscara de proteção é fundamental e, se for possível, a pessoa deve utilizar máscaras com espaço para filtros de papel, pois podem ser usadas por mais tempo, já que é possível apenas trocar o filtro”, diz o médico. Há no mercado opções de máscaras que, além do espaço para o filtro, contam com tecnologia que inativa a ação do novo coronavírus.
2. Carregar álcool em gel 70%: “o álcool em gel 70% é um poderoso antisséptico, capaz de destruir o novo coronavírus, além de outros vírus e bactérias. O ideal é carregar no bolso e usar antes e depois de tocar em superfícies ou cumprimentar alguém e não for possível lavar as mãos”, diz Solano.
3. Use meias de compressão: “se a viagem for de carro ou avião, ficamos inevitavelmente parados muito tempo na mesma posição, o que pode provocar inchaços e a formação de coágulos nas pernas e pés, causando grande desconforto e dores. Por isso, é importante usar meias de viagens, pois são desenvolvidas com tecnologia de compressão graduada para ativar a circulação sanguínea e favorecer o retorno venoso. A sensação é de bem-estar e conforto”, explica o médico.
4. Hidratação: “é sempre necessário ingerir líquidos e hidratar o corpo. Portanto, é imprescindível ter água e outras bebidas de maior valor nutricional, como sucos naturais sempre à mão”, comenta.
5. Alimentos leves: “assim como a hidratação, é igualmente importante ter alimentos de alto valor nutritivo, a fim de evitar qualquer imprevisto por falta de nutrientes no corpo. Para não dar a chance de congestões e enjoos acontecerem, o recomendado é que sejam alimentos leves, como frutas e barras de cereal”, orienta o especialista.
6. Soluções para eventuais enjoos: “seja no automóvel, ônibus, trem ou avião, é comum sintomas de enjoo aparecerem, devido às várias horas sentado na mesma posição. Se esse é o seu caso, consulte seu médico para saber quais medicamentos que combatam o mal-estar possam ser levados com você”, finaliza.
Para as viagens longas a SIGVARIS GROUP possui a linha Traveno, feita com a tecnologia Compress Soft, que proporciona conforto e bem-estar durante e após o uso. A linha Traveno pode ser usada antes, durante e depois das viagens.
Além da meia de compressão graduada, a empresa conta com a SIGVARIS CARE, linha de máscaras de proteção feitas com elastano e fios de poliamida AMNI® VIRUS-BAC, que inativa a ação do influenza e do novo coronavírus e elimina bactérias, impedindo que o tecido da máscara seja um meio de propagação de agentes contaminantes. A máscara está disponível em diferentes tamanhos e cores, além de modelos com alças para as orelhas ou fechamento atrás da cabeça. A SIGVARIS CARE conta com bolso interno para a inserção de filtro de papel, permitindo o uso por mais tempo.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e líder de mercado global na produção de meias médicas de compressão graduada, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenir e tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
Outras informações
https://www.sigvaris.group
https://www.sigvaris.com.br
https://www.programasigmais.com.br/#/
https://www.facebook.com/sigvarisgroup.brasil/
https://www.instagram.com/sigvarisgroup.brasil
https://www.linkedin.com/company/sigvarisgroup-brasil
https://www.youtube.com/user/SigvarisBrasil
Informações para a imprensa CDI Comunicação
André Guerra (11) 3817-7907 andre.guerra@cdicom.com.br
Jorge Valério (11) 3817-8002 jorge@cdicom.com.br
Anaísa Silva (11) 3817-7917 anaisa@cdicom.com.br
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil