A justiça condenou em primeira instância nessa sexta-feira (24) o candidato ao governo do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), à suspensão dos direitos políticos por quatro anos, conforme noticiou o G1.
O tucano foi denunciado por improbidade administrativa por ter usado o símbolo “SP Cidade Linda” em ações da prefeitura.
De acordo com o Ministério Público (MP), Dória usou o símbolo da administração municipal para se promover. Na decisão – conforme divulgou o G1 – a juíza Carolina Martins Cardoso, da 11ª Vara da Fazenda Pública, reconheceu o argumento do MP.
”Ainda que não se tenha informações a respeito da exata importância gasta com a publicidade coibida através da presente ação, há prova cabal de que houve dispêndio do erário público, e cabível a sua apuração em futura liquidação de sentença”.
Nota emitida pela assessoria do candidato à presidência declara que a decisão não interrompe a campanha. “O candidato irá recorrer da decisão e está confiante que ela será revertida. É importante ressaltar que uma ação popular anterior, com as mesmas alegações, foi analisada pela Justiça e não acatada”.